Política

BARRAS: DR. CARLOS LAGES MONTE... PREFEITO

BARRAS: DR. CARLOS LAGES MONTE... PREFEITO.

         Após duas tentativas o médico Carlos Lages Monte destrona uma oligarquia múltipla composta de 5 ex-prefeitos que mais de 34 anos “administrava” o município de Barras. Não foi fácil. Foi dificílimo para ele derrubar esse bando porque o prefeito Capote, atual gestor do município, postulava a reeleição; consequentemente, com recursos públicos, provenientes da União, do Estado e do Município, das transferências constitucionais, da arrecadação própria e dos programas sociais a sua disposição para injetar na reeleição, além dos oriundos da agiotagem que enche o bolso de figurões da política barrense.

         Com a vitória, muitos governistas estão “foragidos”, porque  desde antes da eleição as instituições de segurança acompanhavam políticos e lideres municipais e gravavam as ligações telefônicas de todos. Justamente porque sabiam da corrupção, sem limite, que campeava nas relações do dinheiro público com as lideranças, construtoras, empresários, dona de boutique e agiotas. Terrenos, casas, fazendas e outros bens transacionados em Barras são suspeitos de que foram pagos com recursos públicos da União, do Estado e da prefeitura. Fácil provar por meio das informações contidas nas declarações de imposto de renda dessas pessoas e seu vultuoso patrimônio. Mais fácil, ainda, pegar os laranjas usados para lavar o dinheiro da corrupção. Esses últimos conhecidos de toda a população. Pois do dia para a noite passam de meros bodegueiro à empresários.

         As licitações e o concurso público estão sob suspeita de fraude. Aquisições de bens alimentícios em supermercados “suspeita-se” de terem sido pagas com recursos da prefeitura. E até luz elétrica de chefes políticos era paga com dinheiro do município. Outras adquiriram mensalmente novilhas nelores também com recursos dos cofres do município.

         A distribuição ilícita de recursos nos três níveisUnião, Estado e Municípiodará inquéritos da Policia Federal e poderá levar muitos ex-prefeitos às investigações da PF, MPF, PM, TCU, TCE, Receita Federal, com prisões e futuras condenações.

         O município de Barras, Terra dos Governadores, através dessa múltipla oligarquia de ex-prefeitos, agora derrotada, deixou de ser referencia histórica no Estado e no Brasil, para formar um ambiente de vassalagem, de crime de toda natureza, de agiotagem impune, trafico de drogas, dentre outras bandalheiras

         O prefeito eleito, médico Carlos Lages Monte, terá uma árdua, persistente, continua e difícil tarefa, de resgatar a dignidade do município, dos barrenses, da administração pública, em todas as áreas, especialmente educação, Saúde, segurança, limpeza publica, meio ambiente, exercendo a moralidade e a ética, como preceitos e normas em Barras, para coibir essa podridão histórica impostas por gestores públicos irresponsáveis e lenientes com recursos do contribuinte.

         Será o prestigio dos Lages Monte, finalmente dos Pires Lages, de Alfredo Pires Lages, José do Rego Lages... impondo indelével derrota à múltipla oligarquia dos ex-prefeitos, fichas sujas, quase todos com pendências na Justiça, que durante 34 anos legaram uma perniciosa história de desmando político, cultural, social e administrativo em Barras. Agora, afinal, estancada por um Lages Monte.

Haverá um novo capítulo na historiografia de Barras, bem situada, como privilegio da natureza, entre os rios Longa e o Marataoan, como que a lhe refrescar a memória, o pensamento e o sentimento neste momento de grande reflexão para todos sob a liderança de Carlos Lages Monte.

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, advogado da União(aposentado),  Ex-Consultor jurídico-empresarial da CIA Antactica (hoje AMBEV) por 32 anos.

E-mail:[email protected]
Portal: www.magnopires.com.br (76.550.257 acessos em 6 anos e 11 meses)