Gestão

Consumidores terão redução na tarifa de energia após leilão de distribuidoras

Consumidores terão redução na tarifa de energia após leilão de distribuidoras

As tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) deverão ter redução de 3,2% e 1,7%, respectivamente, após o leilão realizado nessa quinta-feira (30). A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após a Energisa arrematar essas distribuidoras. A Boa Vista Energia, distribuidora em Roraima, que também foi leiloada, foi arrematada pelo Consórcio Oliveira Energia pelo preço mínimo e, por isso, não terá redução da tarifa.  

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que a redução da tarifa das duas distribuidoras foi uma “grande vantagem”. “Isso é importante para as populações das respectivas áreas de concessão e, além de tudo, estamos viabilizando investimento", disse.

Com o leilão, a Eletrobras deixa de arcar com prejuízos da ordem de R$ 2,8 bilhões. Com graves deficiências operacionais e prejuízos financeiros, a liquidação das distribuidoras – se não fossem vendidas – traria o risco de abastecimento de energia nos três estados. A nova gestão vai beneficiar 3,1 milhões de habitantes, garantindo a prestação segura do serviço de distribuição de energia elétrica.

Para o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, "as pessoas que vivem no Acre, em Rondônia e Roraima passarão a ter energia segura e a preço justo, que é o que nós, no Ministério de Minas e Energia, vimos trabalhando para garantir a todos os brasileiros”, disse.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil  e MME