Você está em » Gestão
Em 23/07/2018 09:06:56

CRISTÃO E MESTRE MOISÉS REIS

 

Magno Pires

 

            Enorme dimensão humana. Grandioso coração. Não acumula ódios. Tampouco ressentimentos. O seu carácter não intimida. Aproxima e acolhe. Por isso, sempre está disposto, anteposto e predisposto a ajudar o próximo. Diferentemente de muitas outras pessoas que conheço. Compreende, como poucos, as pessoas e os seus sentimentos. Não está disponível a frivolidades. Exponencializa valores éticos, moraes e de costumes. Extraordinária capacidade de pressentir e entender as vicissitudes do homem em sociedade. Não constrói dificuldades para negociar facilidades no exercício da profissão. Menos ainda, emoldura artimanhas nas ações. O seu carácter é único. Não muda, conforme as conveniências, circunstâncias e situações. É sempre o mesmo. Tem uma conduta retilínea, irreprochável, bem diversa da de outros advogados que conheço, que não têm os seus conhecimentos jurídicos e sua inteligência, seu conceito e esnobem o que não possuem.

            Jamais ouvi qualquer pessoa maldizer de Moises Reis. O que presencio e vi nesses quase quarenta anos que o conheço, são os vastos elogios à sua conduta ilibada, ao seu comportamento, a sua humildade franciscana, ao seu saudável companheirismo, sua honestidade, sua educação e delicadeza e ao seu jeito único e universal de ser, conviver e trabalhar numa sociedade competitiva sem montar e utilizar-se de espertezas e artimanhas, bem visíveis em outros seres humanos e advogados. Moisés é puro como cidadão e jurista. Extremamente receptivo às apreensões e dificuldades. Não é ganancioso. Ganha honestamente como jurista.

            Homem que vive de bem consigo e mais ainda com os outros próximos. Justamente, por conta de sua profunda dimensão cristã e humanista, contidas nos fatos e ações praticadas em sociedade. O que falta nos invejosos e profícuo nos imbecis e incultos. Sempre visível nos pedantes e presunçosos porque apenas prodigalizam e propagam possuir um carácter bondoso, mas sem comprovação e efetiva construção no meio social. Esse o carácter humano e social do cidadão e advogado Moisés Reis.

            Moisés, bem que poderia ser um homem profundamente vaidoso. Soberbo. Cheio de quiprocós. Disse que me disse. Os cargos que exercera, grande círculo de amigos, e a enorme banca de advocacia que possui lhe permitiriam essa condição. Além do prestígio social. Mas, não!... quanto mais cresce como jurista, prestigioso, mais avança no ideal, na vida; aperfeiçoa sua inteligência; mais expõe e consolida sua humildade franciscana; os fortes caracteres de sua personalidade cristã e humanista infinitamente benéficas.

            É difícil encontrar-se outro ser humano similar ao Moisés. Talvez esteja por nascer. E se há algum outro igual ao Moisés na praça, eu ainda não tive a felicidade de conhecê-lo. Mas espero, convictamente, que tenham outros tantos Moisés Reis em Teresina, com sua fibra e honestidade. Nasçam muitos outros, para felicidade da humanidade cristã.

            Sou um homem de esperança e fé. Portanto, um cristão, que compreende condutas.

            Parabéns, meu caro amigo Moisés. Não faço este trabalho para agradar você (talvez você nem gostará), porém, para ressaltar e enaltecer seus valores e sua inexpugnável conduta social, ética e moral, das quais vive, e seu honrado trabalho e desempenho como advogado e cidadão, qualidades e atributos tão carentes em muitos outros profissionais do direito no Piauí; que envergonham a sociedade; deprimem a justiça e emporcalham a ciência do Direito; exercendo uma advocacia desonesta e contrária aos princípios gerais e fundamentais do direito que fortalecem a justiça social que os operadores do direito devem ter forte e acentuado compromisso habitual e constante, no dia a dia, de sua função jurisdicional em favor de uma sociedade justa, igualitária e fraterna. E sem a construção das espertezas, artimanhas, pegadinhas e armadilhas para consecução de proventos indecorosos que desvirtuam a função judicante e menosprezam os valores éticos.

 

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 104.780.000 acessos em 8 anos e 9 meses, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.