Você está em » Política
Em 13/03/2018 22:13:38

DIFÍCIES TRAVESSIAS POLÍTICAS DE TEMER E SARNEY

 

   Magno Pires

 

            O ex-presidente Sarney assumiu a Presidência da República, com a morte do presidente Tancredo Neves, eleito titular e Sarney para Vice na chapa majoritária.

            O presidente Michel Temer assume a Presidência com o Brasil em circunstâncias sociais e econômicas extremamente fragilizadas, com alto índice de desemprego, moeda desvalorizada, descontrole nas contas públicas, recessão, descrédito no exterior, sem condições de investimentos, juros e inflação altos, fora da meta.

            A eleição vitoriosa de Tancredo/Sarney tirou o país das garras dos  militares, com o poder político e a gestão, entregues democraticamente aos civis, em um momento muito difícil da vida do País.

            A ditadura militar estendera-se de março de 1964, quando o movimento irrompera, a 1985, por um período de 21 anos, quando foi estancada pelas Diretas Já e a eleição presidencial.

            A ditadura era capitaneada por militares nacionalistas e de extrema direita, mas também com a forte colaboração de civis, com partidos políticos que endossavam os atos “ditos revolucionários” do movimento excepcional.

            Entretanto, morto Tancredo, assumiu o poder o presidente Sarney na qualidade de Vice. Não sendo fácil para o hábil, tolerante e humilde maranhense conduzir o Brasil.

As resistências à redemocratização eram intensas, porém, Sarney habilmente contornou e aplacou os grandes opositores militares e civis que resistiam e que não aceitavam e/ou nem sequer toleravam as mudanças propostas pelo maranhense.

Sarney, entretanto, com muita negociação e luta, trabalho e enorme tolerância conduziu o barco político e pacificou e conciliou o país, com realização de eleições diretas e gerais em todos os níveis, legando a democracia, sob a qual vivemos até o presente.

            O presidente Temer enfrenta também enormes impasses e terá um trabalho político igual, porém, mais abrangente, que o do presidente Sarney, especialmente devido à constituição da Lava-Jato, paralisação parcial das grandes empresas e prisão de seus diretores, e a quantidade de agremiações políticas existentes, além do radicalismo dos partidos de esquerda, notadamente o PT, sob a liderança de Lula, que não aceitam o impeachment da ex-presidente Dilma, retirada do Poder Executivo, pelo Congresso Nacional – Senado e Câmara –, por fortes denúncias de corrupção.

            Não está sendo tranquilo e fácil para o presidente Temer administrar o país, pelas circunstâncias acima legadas pela ex-presidente Dilma.

            A travessia política do presidente Temer, para vencer os obstáculos políticos, econômicos, administrativos e jurídico-institucionais, como relatados acima, é intensamente mais calamitosa e profunda que a vivenciada pelo ex-presidente Sarney.

            Temer, assim como Sarney, enfrenta as oposições de grupos conservadores radicais à direita e à esquerda, não militares e exclusivamente civis, intolerantes contumazes, à renovação e/ou às mudanças necessárias e essenciais, como as reformas da Previdência e Trabalhista, ao desenvolvimento e construção de uma nova matriz política e econômica, além de gerencial e institucional, capaz de dar sustentabilidade e consolidar o processo de crescimento de longo prazo do país.

Pois, à atividade econômica primordialmente, impõe-se essa nova referência. E, sem a qual, é impossível alcançar-se a estabilidade e solidez, em todos os ângulos, de todo o arcabouço do universo matricial brasileiro, com características diferenciadas às que toleramos ou que nos foram impostas historicamente.

Portanto, o presidente Temer também conduzirá o Brasil, como fizera Sarney, ao contexto integral de um país pacificado democraticamente, embora os enormes entulhos que terá de remover para conseguir materializar os objetivos nacionais, que se propõe, sem eufemismos.

           

 

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico empresarial da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 99.150.118 acessos em 8 anos e quatro meses, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.