Você está em » Literatura
Em 11/07/2016 08:16:00
A exposição itinerante "Um passeio pelos anos dourados" estará no Teresina Shopping, entre os dias 8 de julho e 14 de agosto, de 10h às 22h, no piso superior do shopping. A atração mostra de forma lúdica e cronológica um grandioso acervo de raridades que contemplam música, cinema e televisão dos anos de 1953 a 1980.
O pano de fundo da exposição é a história do rock, que traz peças como vinil, LD, VHS, K7, bonecos temáticos, carros e motos em miniaturas, além das famosas motos lambretas e vespas. O público ainda vai poder fazer uma viagem pela história do rock, por meio de livros, revistas, rádios, TVs, vestuários, cartazes de cinema da época, entre outros.
Ao todo a atração terá 1700 peças em um ambiente com decoração retrô. Segundo o curador da exposição itinerante, Was-higton Bezerra, os visitantes além de conferir as peças também poderão assistir grandes musicais de artistas como Elvis Presley, Beatles e Bill Haley.
"Temos preciosas réplicas de obras e artistas da música, cinema e televisão. Uma das que mais chamam a atenção é a réplica do casaco e boné do ator Marlon Brando que foi usado no filme 'O Selvagem', essas peças foram feitas por um artesão na Alemanha", finalizou.
BILL HALEY - Um dos temas da exposição, Bill Haley foi um profissional da música desde a adolescência. Ele passou por diversos estilos musicais como country, jazz, blues, polka e música tirolesa. Após o final da segunda guerra mundial (da qual não participou por ter um dos olhos de vidro) Bill Haley participava de bem-sucedidas bandas de swing. Mas sua grande contribuição foi ter participado da criação do rock and roll.
Mais do que qualquer um Bill Haley merece este título de pai do rock, pois foi ele o responsável pela definição do rítmo, criado a partir de escalas de jazz. A idéia de Haley era criar uma batida dançante e contagiante
Em 1953 gravou "Crazy Man, Crazy", primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição "rock and roll". O sucesso veio em 1954 com "Shake Rattle and Roll", primeiro grande hit da história do rock, um antigo clássico da música negra, com sua letra amenizada e ritmo acelerado, como era comum na época.
Fonte: Diario do Povo