Você está em » Política
Em 08/11/2018 07:53:18

O LABORIOSO DEPUTADO FEDERAL JÚLIO CÉSAR

 

Magno Pires

 

            Conheci no início da década de 70 o dr. Júlio César de Carvalho Lima no gabinete do ex-governador (1970-1971)  e ex-deputado estadual Joqueira (João Clímaco D’Almeida) quando este era Secretário de Segurança Pública do Piauí. Júlio, salvo engano, era assessor especial do Secretário. Sempre ágil e irrequieto. Logo se denotava a sua inquietação e versatilidade. E sempre de uma disposição tremenda para o trabalho. De fácil relacionamento e prestativo. Com essa conduta e comportamento, necessariamente teria que se destacar e vencer todos os obstáculos que se antepunham e pospunham à sua trajetória exemplar de vida. Por isso, é um vencedor como homem público, empresário e político. Transpõe, desembaraçadamente, com empenho e determinação, os impasses que encontra na caminhada. Sempre vitorioso, com muito destemor, fervor. Aplaudido e  resoluto. E não se abate se não consegue, em um primeiro momento e oportunidade, transpor as barreiras que, de uma forma e de outra, encontra nessa sua caminhada virtuosa e produtiva.

            Da assessoria do gabinete de Joqueira foi nomeado como “interventor” do município de Guadalupe. Uma das inúmeras áreas de segurança nacional existentes no Brasil no período da ditadura militar. Lá está a barragem de Boa Esperança erguida no Rio Parnaíba, que fornece energia para o Piauí. Naquela instância militar também se sobressaiu com louvor e competência. E foi onde teve início a sua carreira pública e política exitosa. Era um período que demandava dos gestores muita habilidade, compreensão e conciliação para lidar com as susceptibilidades do regime. Posteriormente, foi prefeito da cidade, após a extinção do período excepcional.

            É servidor público estadual concursado como técnico de nível superior na área de tributos da Secretaria de Fazenda. Matéria na qual é renomado e conhecedor profundo. Certamente um dos maiores e melhores do País nesse míster. Tem, inclusive, livros e trabalhos publicados sobre os desníveis  financeiros e prejuízos causados aos entes federativos sobre a má distribuição espacial, embora constitucional, dos repasses desses recursos tributários aos Estados e municípios.

            E o seu trabalho destemido e o empenho diuturno têm tido enorme resultado em favor dos municípios e dos estados, com o aumento dos repasses, com cotas extras destinadas às instituições subnacionais – Estados e municípios.

            É destacado o seu trabalho em favor dos municípios, sendo um municipalista fervoroso, lutando e enfrentado os técnicos da Receita Federal, demonstrando os grandes prejuízos ocasionados. E sempre conseguindo remover a intransigência dos servidores da receita porque mostra a realidade.

            É como deputado federal, agora merecidamente reeleito, que se destaca no cenário nacional. É, com certeza, o mais ilustre e atuante líder político, como deputado do Piauí, em defesa do municipalismo, no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados. E sua inquietação, com traços de forte ansiedade, sempre indicando insatisfação, que determina esse comportamento categoricamente laborioso e consistente para atender as demandas do Piauí. É incansável. Também reconhecido.

            Destacado como ex-prefeito, presidente da APPM, técnico do tesouro estadual, empresário exportador de mangas para o mundo, especialmente para os países mais ricos, e líder agropecuarista, que ainda galgou a Secretaria de Agricultura do Estado do Piauí onde também notabilizou-se como gestor público.

            A sua reeleição para deputado federal com 110.804 votos e a do filho com 79.723 para deputado estadual são provas cabais e irrefutáveis do seu trabalho como líder político. E de sua indubitável liderança. E demonstrou, reelegendo-se e ao seu filho Georgiano Carvalho, sendo este com 79.723 votos, a maior votação, e inédita de um deputado estadual no Estado. A sociedade e os eleitores reconheceram os empenhos dos que realmente trabalham em defesa das causas e das coisas públicas como o deputado federal Júlio César.

            Presentemente é presidente da Federação da Agricultura do Piauí onde desempenha um trabalho com louvor. Parabéns, caro amigo Júlio César.

           

           

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 110.192.200 acessos em 9 anos, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.