Você está em » Política
Em 13/09/2016 17:17:00

OS DESAFIOS DO PRESIDENTE MICHEL TEMER (I)

            Magno Pires

 

            Diria que o maior desafio da gestão do presidente Michel Temer é viabilizar programas, planos e projetos que criem condições permanentes para desconcentrar renda e eliminar e/ou minimizar intensa e profundamente as desigualdades sócio-econômicas do país porque continuam sendo o maior obstáculo ao seu desenvolvimento econômico sustentável e duradouro.

            Exclusivamente com fortes investimentos na infraestrutura física e social do país poderá eliminar essa taxa obscena de desempregados, com redução drástica da  elevada taxa de juros e combater a inflação alta e persistente que reduz o salário, desvaloriza a moeda e apodrece a base social.

            Evidente que o ajuste fiscal, para controle das despesas, e adequá-las às receitas, com teto de gastos, como se faz em toda nação civilizada e com povo educado, deverá  ser aprovado e praticado sistematicamente nos três níveis da administração brasileira.

            O país ainda adota uma política de compadrio, do toma-lá-dá-cá, de troca de interesses; é clientelista e patrimonialista; cultiva vícios do escravagismo, do feudalismo, da colônia e das capitanias hereditárias; é injusta social e economicamente por conta da histórica e brutal concentração da renda; ainda possui enormes contingentes de analfabetos e semi-analfabetos, outro impasse ao seu desenvolvimento; milhões ainda não possuem casa; não tem água potável e esgoto sanitário em suas residências; o crime organizado suplanta a organização do Estado. Enfim, graves problemas sociais que precisam ser solucionados para que o Brasil avance nos índices positivos de uma nação verdadeiramente democrática,  fraterrna, justa e igualitária.

            A reforma da previdência será aprovada. As reformas de FHC, Lula e Dilma também as foram. Portanto, pela tradição da gestão e do Congresso Nacional, o presidente Michel também  terá êxito nesse sentido. Há um consenso  nacional quanto às constantes e necessárias reformas da previdência, embora  os protestos, para que todos tenham assegurados as suas aposentadorias.

            Entretanto, aprovar as reformas tributaria, trabalhista e política serão outros enormes desafios do presidente. Entendo, porém, ser o maior problema, já histórico e não realizado, a aprovação da Reforma Tributária. (Continua no próximo).

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, advogado da União(aposentado),  Ex-Consultor jurídico-empresarial da CIA Antactica (hoje AMBEV) por 32 anos.

E-mail:magnopires_mp@yahoo.com.br
Portal: www.magnopires.com.br (74.850.257 acessos em 6 anos e 11 meses)