Você está em » Economia
Em 20/12/2017 07:58:30

Depois de medidas que reorganizaram a economia e ajudaram o País a vencer a pior crise da história, as contas públicas voltaram a registrar crescimento na arrecadação. Em novembro, o governo arrecadou pouco mais de R$ 115 bilhões – valor 9,49% maior que o registrado em igual mês do ano passado e o melhor resultado para novembro desde 2014.

Um aumento da arrecadação significa que o governo tem mais recursos para os serviços públicos de que a população tanto precisa. Esse dinheiro permite, além de manter em funcionamento a máquina pública, mais investimentos em saúde, educação e segurança.

Esse resultado só foi possível depois de uma série de esforços do governo para melhorar as condições das contas públicas. De janeiro a novembro, o País arrecadou R$ 1,2 trilhão, valor 0,13% maior que o registrado em igual período do ano passado.

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, auditor-fiscal Claudemir Malaquias, explicou que esse aumento também se dá pelas ações de fiscalização e cobrança, pelos parcelamentos de débitos de devedores e por outras medidas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Receita Federal