Você está em » Política
Em 06/08/2018 07:58:18

PREFEITA DE SÃO RAIMUNDO NONATO AINDA VOTARÁ NO GOVERNO?

 

Magno Pires

 

            A prefeita de São Raimundo Nonato, Sra. Carmelita Castro, irmã de Margarete Coelho (Progressistas), Vice-governadora do Estado, e esposa do deputado Hélio Isaias, ainda votará no Governador Wellington Dias (PT), após a irmã e a cunhada serem defenestradas da Vice Governadoria para recepcionar a Senadora Regina Souza do mesmo partido do Chefe do Poder Executivo? claro que não votará. E se o fizer é porque haverá alguma compensação. E o Senador Ciro Nogueira (Progressistas) e demais membros do partido estarão satisfeitos com a decisão? Polida e politicamente podem até dizer que estão. Entretanto, intimamente, ficarão de dentes serrados e chamando o Governador de todo nome. Contudo, resignar-se foi uma atitude submissa. Especialmente quando a eleição acontecerá em 7/outubro/2018.

            Entendo que o grupo do Progressistas deverá lançar-se sobre os colegas governistas, notadamente o PT, e devolver esse petardo da Vice-governadora,  com ódio e sem nenhum amor, e votar nos candidatos de oposição. Haverá dissidência também, assim como a do deputado Themístocles.

            O município de São Raimundo Nonato é um polo político, comercial e de serviços no semiárido; está encravado na Serra da Capivara, com turismo ambiental, cerâmica rupestre e  aeroporto internacional, embora fechado.

            No entorno de São Raimundo Nonato há vários municípios que mantém as suas economias em pleno funcionamento a partir dos negócios alimentados pelo próspero mercado varejista e atacadista do município polo.; que ainda tem unidades das Universidades federais do Piauí e da Bahia; dispõe ainda do Museu do Homem Americano.

            Formam esses municípios uma vasta área geopolítica e geoeconômica com forte influência do município polo.

            Nesse município de São Raimundo Nonato está fincada a história do homem americano que a arqueóloga Niedje Guidon lançou para o mundo; sendo referência internacional e fonte de estudo para cientistas, pesquisadores e historiadores de todo o planeta; Ainda mantém preservados vários sítios arqueológicos, bem como a sua flora e fauna, com vários animais ameaçados de extinção. O Parque nacional da Serra da Capivara abrange todo esses municípios.

            É dessa cidade e dessa enorme região, com seu povo bravamente resistente às atrocidades do meio ambiente hostil; do solo seco, quente, adusto; temperaturas elevadas; onde chove pouco, que Margarete Coelho foi eleita Vice governadora com o apoio do petismo. E, agora, após 4 anos de excelente desempenho na função, ajudando politicamente ao governador Wellington, que está sendo abruptamente retirada e/ou substituída no cargo pela petista Regina Souza; numa desconsideração e desrespeito, sem limites, a uma mulher vencedora, preparada e com relevantes serviços prestados ao PT e ao Estado do Piauí. À região e à Margarete nem os merecidos encômios. Tampouco o reconhecimento. Menos ainda a gratidão.

            Aliás, parece que baixaram sobre o Governador Wellington uma descomunal soberba e ingratidão. Porque Themístocles recebeu esse mesmo tratamento de indiferença. E até pouco tempo os petistas vaiavam a deputada Iracema Portela e ao Senador Ciro, que, mesmo assim, ainda estão na base. Mas vai mudar. Esses aliados, inclusive a prefeita de São Raimundo Nonato, poderão dar o troco. Política tem ética e gratidão. E só prospera com esse binômio.

 

 

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 105.610.200 acessos em 8 anos e 10 meses, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.