Você está em » Gestão
Em 08/06/2018 07:55:03

SENADOR JARBAS VASCONCELOS (MDB-PE) ADQUIRIU 26.600 HECTARES DE TERRA NO PIAUÍ

 

Magno Pires

 

            Utilizando o nome de sua mãe, Júlia Vasconcelos, o atual Senador Jarbas Vasconcelos adquiriu em 1976 no município de Ribeiro Gonçalves, no extremo Sul do Piauí, 26.600 (vinte e seis mil e seiscentos) hectares de terra por hum milhão de cruzados moeda da época.

            A grandiosa área rural foi adquirida do ex-prefeito de Ribeiro Gonçalves. O imóvel negociado era conhecido por Fazenda Avarandado.

            A compra dessa propriedade coincide com o período em que vários pernambucanos adquiriram terras no Piauí para fazer projetos agropecuários para receber os incentivos fiscais da SUDENE. E o município de Ribeiro Gonçalves era um dos mais procurados pelo preço baixo do hectare e a altitude do município, com o clima mais propício ao plantio de soja, o que terminou prevalecendo a cultura de grãos, em detrimento do criatório de gado.

            Dos grandes investimentos realizados à época em que o Senador Jarbas Vasconcelos adquiriu a área no nome de sua genitora, o atual município de Baixa Grande do Ribeiro foi desmembrado de Ribeiro Gonçalves, sendo Baixa Grande o maior produtor de grãos dos municípios da região dos Cerrados no presente.

            Inclusive a própria cidade de Baixa Grande surgiu como consequência dos investimentos realizados nos projetos incentivados pela SUDENE. Antes, era uma comunidade sem nenhuma expressão, dependente de Ribeiro Gonçalves, agora é maior e com mais referência do que o município do qual foi desmembrado.