Você está em » Gestão
Em 02/10/2018 08:11:50

Três em cada quatro idosos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhamentos e tratamentos. Estudo divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Ministério da Saúde mostra que, nos últimos 12 meses, 83,1% da população com mais de 60 anos realizou pelo menos uma consulta na rede e 10,2% foram hospitalizados uma ou mais vezes.

Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros; ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Outros dois dados evidenciam a necessidade de o Brasil continuar a investir nos atendimentos aos mais velhos: quase 40% dos idosos têm uma doença crônica e 29,8% têm duas ou mais como diabetes, hipertensão ou artrite.  

Modelo

O mesmo estudo mostra que 85% da população com 50 anos ou mais mora em áreas urbanas. Sobre os hábitos de comportamento, o levantamento concluiu que 43% dos idosos têm medo de cair na rua.  

“O SUS possui bons indicadores de resolutividade, então é necessário que se preserve o sistema que é modelo para o mundo. Se você melhora a condição de saúde da população, você também aumenta a longevidade no trabalho", ressaltou a coordenadora da pesquisa e pesquisadora da Fiocruz, Maria Fernanda Lima-Costa. 

Políticas públicas

Apresentados em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, os dados vão servir de subsídio para a construção e adequação de políticas públicas para os idosos. A pesquisa ouviu pessoas com 50 anos ou mais entre os anos de 2015 e 2016 em 70 municípios nas cinco regiões do país. A idade escolhida serviu para analisar o início da aposentadoria. Ao todo, foram investidos R$ 7,3 milhões. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde