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Em 22/11/2018 11:23:36

WD: MAIOR LÍDER POLÍTICO DA HISTÓRIA DO PIAUÍ – V

           

Magno Pires

 

            Deixai, por último, o problema histórico do Porto de Luís Correia, Parnaíba, que se arrasta por dois séculos, duzentos anos, sem que se efetue sua construção. É vergonhoso! enquanto os demais Estados do Nordeste tiveram as obras de seus portos marítimos concluídas, o Piauí ainda se debate para ver a sua conclusão – indefinidamente adiada; Inclusive nos dois mandatos do ex-presidente Lula, com o governador Wellington Dias na gestão do Estado, bem como a ex-presidente Dilma Rousseff em seu mandato, com o aliado Wilson Martins (PSB) como Chefe do Poder Executivo; e Wellington Dias na qualidade de Senador da República. Nada fizeram, exceto, possivelmente, troca de expediente pedindo a construção. Mas sem tomarem uma decisão efetiva, concreta e viável. E, agora, Wellington fala na concessão e construção do porto por PPP. Entretanto, se Bolsonaro for eleito, com certeza, dirá que a culpa pela não conclusão do porto será do futuro presidente.

            É o formidável jogo de empurra empurra da maioria dos políticos brasileiros quando não têm as suas demandas atendidas. Eu, pessoalmente, não acredito mais no término desse investimento. Os portos erguidos no Maranhão, Ceará e Pernambuco inviabilizaram o porto piauiense.

            Pois, o período mais propício de sua construção, foi com o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, piauiense de Parnaíba, porém, também não lutou com “unhas e dentes” para fazê-lo. Ninguém me convencerá, nem sequer o ex-ministro Reis Velloso, de que não pode realizar esse investimento com o prestígio extraordinário que detinha no período dos governos militares como o todo poderoso ministro-chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Não se empenhou como deveria. Nenhum militar-presidente deixaria de atender Reis Velloso. Era prestigiado e respeitado pelos generais presidentes.

            Se qualquer um dos deputados federais do Piauí e/ou um Senador, num total de 13 votos no Congresso Nacional, fizer um movimento, com o apoio irrestrito do governador, dizendo que não vota nenhuma matéria do Executivo Federal, enquanto não apoiar a construção do Porto, aposto como essa obra será feita! Nenhum governante federal quer perder o apoio de 13 políticos com mandatos. Especialmente do Estado mais pobre do Brasil. Contudo, a condição irresistível é de ter o porto concluído; e não abrir mão para qualquer negociação e/ou conciliação. Exclusivamente assim o Piauí terá sua ligação marítima como os demais entes federativos do Nordeste do Brasil e do planeta. E deles, até com dois portos, como o Ceará e o Maranhão, por exemplo.

            É admissível que Estados como Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Paraíba tenham portos marítimos e o Piauí, com maiores vantagens econômicas, não possui a sua saída atendida para o mar. Notadamente, com a região dos Cerrados, com 8 milhões de hectares que produzirão milhões e milhões de toneladas de grãos, além de outros produtos, como o babaçu, ferro, carnes, cobre...

            A ferrovia Transnordestina precisa ser também terminada. As obras estão paralisadas. É outro enorme meio de transporte da produção de grãos do Cerrado do Estado do Piauí com 11 milhões de hectares, e 8 milhões prestáveis à produção de grãos.

A região dos Cerrados piauienses produziram na safra 2017/2018 3,4 milhões de toneladas de grãos. Todas transportadas em carretas, com enormes prejuízos às estradas. O trânsito é muito intenso. E as estradas não foram construídas para suportar veículos transportando 40 e 60 toneladas de grãos.

 

 

OBS: Não faço esses artigos para enaltecer o Governador Wellington Dias pelo ineditismo de ter sido eleito Chefe do Executivo do Piauí, em quatro oportunidades, todas no primeiro turno, o que comprova a sua grande liderança. Mas, como escrevo sobre política, devo registrar o fato à história política piauiense.

 

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, ex-consultor jurídico da Companhia Antactica Paulista (Hoje AMBEV) 32 anos. Portal www.magnopires.com.br com 110.192.200 acessos em 9 anos, e-mail: magnopires_mp@yahoo.com.br.