ABL e Estúdio Novelo lançam podcasts com histórias dos Acadêmicos
“Lygia Fagundes Telles e Vinicius de Moraes namorados? Desde os tempos de Roma!!” “Gosto de ouvir música clássica enquanto escrevo. Música clássica só. As palavras ficavam comigo”. “Não sei o que eu sou, às vezes sou ótima, outras vezes não. É uma mistura, uma ambiguidade. Sei poucas coisas a meu respeito. Não me encoste na parede para saber como eu sou. Tenho paixão por Jesus Cristo, por meus santos, meus anjos.”
Essas e outras histórias estão no podcast de Lygia Fagundes Telles, o primeiro dos 12 episódios de “Conversas Imortais”, que a Academia Brasileira de Letras fez com o Estúdio Novelo, que entra no ar no dia 17 de outubro.
Os podcasts são trechos dos depoimentos de vida que os acadêmicos gravam quando se elegem e fazem parte do arquivo Múcio Leão. Alguns deles têm mais de quatro horas, que foram editados para 40, 50 minutos, onde se ouve o melhor de cada depoimento de acadêmicos que marcaram a literatura e a cultura no Brasil e se conhece melhor suas influências, opiniões, gostos e até mesmo algumas excentricidades. E aí se entende porque a memória e o legado dessas pessoas continuam imortais.
No primeiro episódio, Lygia Fagundes Telles conta histórias de sua infância, do relacionamento conturbado com o pai jogador que perdeu todo o dinheiro da família, fala de seus livros, da militância política na Faculdade de Direito, “único curso que não ensinava matemática”, da amizade com Rachel de Queiroz e de sua entrada na ABL, “uma espécie de desafio”, pedindo aos acadêmicos que “povoassem mais femininamente a Casa”.
Os podcasts estarão disponíveis no canal do Youtube da Academia Brasileira de Letras e nos principais aplicativos de áudio, como Spotify, Amazon Music e Deezer, entre outros.
Os episódios irão ao ar todas as quintas-feiras, pela ordem, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz, Cleonice Berardinelli, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo, Sérgio Paulo Rouanet, Ivo Pitanguy, José Mindlin, Antônio Houaiss, Zélia Gattai.
Para a Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, coordenadora do projeto, os depoimentos são histórias de vida dos Acadêmicos, vão além da trajetória profissional e interesses intelectuais. São uma espécie de autobiografia. "Falam além da literatura. Eles estão nos nossos arquivos desde 1986 e agora decidimos abrir essas vozes para todos”.
PLATAFORMAS ONDE O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL:
Youtube ABL - https://www.youtube.com/playlist?list=PLTiS_hpoRW5iQY-H9kOBgUGJBSy1191cW
Spotify - https://open.spotify.com/show/42RVyI7QcSx6loXItVzSUR?si=b1f161b26309444f
Amazon Music - https://music.amazon.com.br/podcasts/fd69eebc-abb6-4856-a689-a6590badcbf6/conversas-imortais
Deezer - https://www.deezer.com/br/show/1001287331
Castbox - https://www.deezer.com/br/show/1001287331
Player FM - https://player.fm/series/conversas-imortais
Podchaser - https://www.podchaser.com/podcasts/conversas-imortais-5848505