Do Piauí para o Mundo: intercambistas Seduckathon 2025 embarcam para experiência educacional em Portugal
Sexta-feira (8), vinte alunos de escolas públicas do Piauí embarcaram para Portugal. A viagem faz parte de um intercâmbio de 30 dias em Educação e Tecnologia, promovido pelo Governo do Piauí e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na Europa, os estudantes terão a oportunidade de estudar no Centro de Inovação Tumo, uma referência global em ensino criativo para jovens.
As quatro escolas da rede estadual que integram a primeira etapa do intercâmbio são: Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, Ceti Orlando Carvalho, em Oeiras, Ceti Joel Ribeiro, em Teresina, e Ceti Waldemar de Moura Santos, em Caldeirão Grande do Piauí.
Ronielson Santos embarcou para o exterior pela primeira vez . O adolescente, de 17 anos, mora com a avó e dois irmãos em Malhada do Meio, comunidade isolada na zona rural de Oeiras, a 50 quilômetros do centro da cidade. O trajeto até a escola, em estrada de terra e parte em ônibus escolar, leva quase duas horas.
Roni, como é chamado por colegas e professores, nunca reclamou do cansaço. Pelo contrário, é um dos alunos mais aplicados do Ceti Orlando Carvalho, onde faz o 3º ano do Ensino Médio junto com o Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Determinado a mudar a realidade da própria família, ele enxerga na educação a única estrada possível. E, agora, essa estrada o leva até outro continente.
O estudante entrou pela primeira vez em um avião com destino a Lisboa, capital de Portugal. Ao lado de outros 19 alunos da Rede Estadual do Piauí, Roni foi premiado com um intercâmbio de 30 dias em Educação e Tecnologia, no Centro de Inovação Tumo, referência global em ensino criativo para jovens.
“É surreal. A gente vem da roça e agora eu estou indo estudar na Europa. Tem gente que paga escola particular e não tem essa chance. Eu quero aprender tudo o que puder e voltar melhor, para ajudar minha família e minha comunidade”, diz emocionado.
Emocionada, a mãe de Roni, Adriele de Sousa, aconselhou o filho momentos antes do embarque, com o coração dividido entre a saudade e o orgulho.
“A gente fica aflita pela viagem, mas muito feliz e orgulhosa pela conquista do Roni. Todo o esforço que ele aplicou na escola e em casa foi recompensado com esse intercâmbio. Ele é um menino de ouro e essa viagem é sinal de que criamos ele muito bem”, afirmou entre lágrimas.
Filho de trabalhadores rurais, Roni é o mais velho entre três irmãos. Cresceu sem acesso à internet em casa, dividindo o tempo entre os estudos e as tarefas no sítio. Nunca havia saído do interior do estado. Agora, ele irá cruzar o oceano com o objetivo de adquirir mais conhecimento e transformar sua vida.
O intercâmbio é parte da premiação do Seduckathon 2025, maior Hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). Ronielson e os colegas desenvolveram um projeto inovador com impacto social, conquistando vaga entre os 130 selecionados para representar o Piauí em seis países.
“A história do Roni é a história da educação pública que transforma. O Seduckathon nasceu para dar visibilidade e oportunidade a jovens talentosos, criativos e cheios de vontade de crescer como ele. Estamos orgulhosos em oferecer essa experiência que vai mudar suas vidas para sempre”, afirma o secretário Washington Bandeira.
Estudantes mostram força feminina na tecnologia
De Teresina, cinco adolescentes da zona norte de Teresina estão conquistando espaço e reconhecimento na área de Tecnologia e Inovação, tradicionalmente associadas aos homens. Alunas do Ceti Joel Ribeiro, Stefany Sofia, Kellyanne Ellen, Letícia Eduarda, Mariane Rebelo e Maria Luiza Ferreira conquistaram uma vaga na comitiva piauiense que foi à Portugal.
O projeto que abriu as portas da Europa para o quinteto tem nome e propósito: “Escola Gota a Gota”. Criado para combater o desperdício de água em torneiras, descargas e aparelhos de ar-condicionado, o sistema usa sensores inteligentes e reservatórios interconectados que permitem o reaproveitamento da água. A proposta impressionou os jurados do Seduckathon e rendeu à equipe um assento no avião rumo a Lisboa. “Estudamos e trabalhamos muito para ganhar o intercâmbio. Mesmo sem imaginar que conseguiríamos, demos nosso melhor, sempre juntas e com o apoio do nosso professor Alexandre”, afirma Letícia Eduarda, aluna da 2ª série do Ensino Médio.
Além das aulas e oficinas no Tumo, a programação inclui visitas a startups, workshops com especialistas em Tecnologia, Design e Empreendedorismo, além de experiências culturais que estimulam habilidades criativas e sociais.
A viagem é 100% custeada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico.
A edição de 2025 do Seduckathon mobilizou mais de 9 mil estudantes. No total, 130 alunos e 26 professores viajarão ao exterior, em grupos, até o fim do ano. Os países de destino são: Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.
