Direito

Iniciativa de Regularização Fundiária Impulsionada em Uruçuí com Apoio do Tribunal de Justiça do Piauí

Iniciativa de Regularização Fundiária Impulsionada em Uruçuí com Apoio do Tribunal de Justiça do Piauí

O município de Uruçuí está dando um importante passo rumo à regularização fundiária urbana por meio do Programa Regularizar, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Na data de hoje, representantes do município reuniram-se com o Juiz Auxiliar da Presidência e Coordenador do Programa Regularizar, Dr. Leonardo Brasileiro.

No encontro, o juiz detalhou o procedimento de jurisdição voluntária adotado na unidade judicial do Regularizar e destacou avanços na cooperação entre as entidades envolvidas para garantir o direito à propriedade para os cidadãos de todo o Estado.

Segundo o Secretário de Infraestrutura do Município, Ribabar Mateus, como é a realidade de muitos municípios piauienses, muitos imóveis urbanos de Uruçuí não possuem matrícula imobiliária, o que significa que os moradores não possuem registro de imóveis de suas moradias. O gestor frisou que essa situação tem como principais consequências a insegurança jurídica para as famílias; dificuldade de acesso ao crédito para melhorias habitacionais ou investimento em negócios próprios; comprometimento da arrecadação de impostos pelos gestores municipais, limitando investimentos em serviços públicos e infraestrutura; impedimento da implementação eficaz de programas sociais e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, e afeta o acesso a investimentos federais devido à falta de matrícula imobiliária nos imóveis municipais.

Para mudar esse quadro, o gestor considera um passo significativo a interlocução com a coordenação do Programa Regularizar, visando soluções concretas para este problema histórico.

A assessora da procuradoria jurídica do município, Sabrina Mota Mateus, destacou a importância do Programa Regularizar como um instrumento essencial para auxiliar os municípios a superarem a irregularidade urbana e as diversas consequências sociais negativas associadas a esse fenômeno tão comum em todas as cidades do Piauí.

Com base nos normativos que regulamentam a matéria, compreendemos que é plenamente viável ao município apresentar a documentação exigida por lei para a regularização de áreas.

O município de Uruçuí vislumbra protocolar o primeiro projeto de regularização no Programa Regularizar nos próximos dias.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Uruçuí com a segurança jurídica e o bem-estar da população local, demonstrando um esforço contínuo para melhorar as condições de vida dos moradores.

Fonte: https://urucui.pi.gov.br/iniciativa-de-regularizacao-fundiaria-impulsionada-em-urucui-com-apoio-do-tribunal-de-justica-do-piaui/