No Congresso das Cidades, Rafael Fonteles defende inovação e tecnologia na gestão para garantir políticas públicas eficientes
O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (18), da abertura da quarta edição do Congresso das Cidades do Piauí, evento promovido pelo Grupo Cidade Verde, com apoio do Sebrae, que reúne prefeitos e gestores de todo o Piauí, além de especialistas para tratar do tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.
O congresso tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, soluções e inovações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à modernização da administração pública. A expectativa é reunir mais de 6 mil pessoas nos três dias de evento, nesta segunda (18), terça (19) e quarta-feira (20).
“É sempre bom termos oportunidades de contribuir para melhorar as cidades. Sou um entusiasta da tecnologia, da inovação no serviço público, exatamente porque eu acredito que é a partir disso que a gente vai poder compatibilizar a receita disponível dos entes da federação com as demandas sociais garantidas na Constituição Federal”, destacou o governador.
Rafael acrescenta que quanto mais inovação, maior a capacidade de fazer mais e melhor, com menos recursos. “E por isso que prefeitos, secretários municipais, secretários estaduais, todos temos que estar preparados para dar um salto de inovação, de modernidade, de tecnologia na gestão pública”, afirmou Fonteles.
Ele lembra do Pactos Pelo Piauí, iniciativa do Governo do Estado voltada para prefeitos e gestores com foco em apresentar programas e ações para o desenvolvimento de políticas públicas integradas.
O Congresso das Cidades aborda estratégias para transformar cidades em ambientes mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, beneficiando diretamente a população e o meio ambiente. A programação inclui palestras, oficinas e uma feira de negócios com 40 estandes. Esses temas têm sido discutidos por gestões públicas em todo o planeta, agregando instituições privadas, academia e agentes de financiamento.
Na abertura do evento, o presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, destacou a importância da transformação digital para o futuro do Piauí. “Nós temos que cuidar do nosso estado, do nosso chão, do nosso planeta e especialmente do ser humano, que é algo mais importante que nós tenhamos no próprio meio ambiente. Cuidar das pessoas, com políticas públicas que sejam capazes de preservar o meio ambiente, proporcionar qualidade de vida para o povo do Piauí”, comentou o empresário.
Participação de gestores municipais
A participação massiva dos prefeitos no evento evidencia o interesse na transformação das administrações públicas. “Temos cerca de 200 prefeitos inscritos e a gente fica muito feliz com essa mobilização. A APPM é parceira e acredito que nos próximos dias teremos uma evolução muito grande para levar políticas públicas sustentáveis para os municípios piauienses”, destacou o prefeito Admaelton Bezerra, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Na programação, teve a palestra magna de abertura conduzida por Aloysio Fonseca, especialista em cidades inteligentes. Além disso, o evento conta ainda com palestras de Breno Masi, vice-presidente do iFood; o arquiteto e vereador de São Paulo Nabil Bonduki; Ronaldo Lemos, fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro; e o economista Samy Dana.
“É uma oportunidade para os prefeitos trocarem experiências e adquirirem novos conhecimentos nas palestras com especialistas de renome nacional e nas capacitações. O Sebrae mostra suas soluções para que os gestores possam levar para seus municípios e, assim, gerar renda por meio do empreendedorismo. Este ano vamos discutir muita tecnologia, sustentabilidade e inovação voltada para a gestão pública para que os municípios possam melhorar a vida da população”, afirmou o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
Fonte:https://www.pi.gov.br/no-congresso-das-cidades-rafael-fonteles-defende-inovacao-e-tecnologia-na-gestao/
Foto: Foto: Gabriel Paulino
