Economia

O GRANDE POLO DE TERESINA

O GRANDE POLO DE TERESINA

 

Magno Pires

 

              A capital de Teresina reúne no seu entorno e/ou na sua circunvizinhança, numa interligação entre várias cidades, com uma distância média de 100 km, os municípios de Caxias (MA), Coelho Neto (MA), Timon (MA), Campo Maior (PI), José de Freitas (PI), Miguel Alves (PI), União, Demerval Lobão e Palmeirais, sendo estes os mais relevantes, com uma população conjunta desses municípios do Piauí, e somando-se às de Caxias, Timon e Coelho Neto, bem como à da Capital, Teresina, um bloco humano da ordem de 1.414.163 habitantes e uma área territorial de abrangência de 19.942,15 Km2.

              A população específica de cada município e a sua área territorial, desse grande polo formado pela planta teresinense, seguem descritas, para melhor visualização  de empresários e investidores: Teresina: população 840.600 habitantes e área territorial de 1.391,9 Km2.

   Municípios                                                           População                Área Territorial

Teresina (Capital do Piauí)                                  840.600                          1.391,9 Km2

Altos                                                                           39.795                            975,61Km2

Caxias(MA)                                                               165.252                        5.196,7 Km2

Timon(MA)                                                               170.222                          1.764,6 Km2

Coelho Neto (MA)                                                    49.621                             975,4 Km2

Campo Maior                                                           45.904                           1.675,7 Km2

José de Freitas                                                       38.169                           1.538,2 Km2

Miguel Alves                                                           32.993                            1.393,7 Km2

União                                                                        43.511                            1.173,4 Km2

Demerval Lobão                                                     13.526                             221,02 Km2

Palmeirais                                                                14.151                           1.360,2 Km2

                                                                                1.453.956                         20.917,7 Km2

 

              Teresina é um expressivo polo regional de negócios industriais, comerciais e de serviços. Também é um polo educacional e de saúde, com vários hospitais, clínicas e laboratórios particulares e públicos e duas universidades públicas do Estado e da União Federal, além de diversas faculdades particulares, inclusive com cursos de medicina e de odontologia. Há quatro cursos de medicina no Estado. Os hospitais são de alta e média complexidade e de referência regional, atendendo clientes e doentes do Norte e do Nordeste.

              Essa enorme região que contempla os municípios de porte médio, acima nominados, no Piauí e no Maranhão, além de outros bem menores, têm grandes indústrias nos mais variados setores econômicos que vão da fabricação de cervejas, açúcar, remédios, óculos, fios, rações, fios elétricos, estruturas metálicas para a construção civil, tijolos e telhas dentre outros produtos. Há grandes e médios frigoríficos para o abate de animais, especialmente bovinos.  É também um polo cerâmico, com exportação dos produtos para o Brasil e o exterior.

              Há inúmeros hotéis, motéis, pousadas que atendem perfeitamente às exigências dos pequenos, médios e grandes investidores; servindo uma culinária de excelente qualidade e de variados sabores, com os pratos típicos regionais. E os hotéis servem bem às comunidades de turistas, viajantes e negociantes.

              Há também vários bares e restaurantes que oferecem o que existe de melhor sabor da culinária piauiense, nacional e internacional, com vinhos de origem das melhores adegas estrangeiras.

              Rede de pizzaria, sorveteria, padarias com produtos de sabores existentes nas mais afamadas e famosas casas do ramo no País.

              O artesanato piauiense é de excelente qualidade e reflete a cultura histórica do povo piauiense e o seu respeito às nossas tradições. É reconhecido no exterior. Várias peças são exportadas para o Brasil e o exterior.

              Destaque-se, também, o grande número de pequenas e médias indústrias existentes na região, cujo epicentro é a capital, Teresina;  E as cidades do Maranhão, acima citadas, dependem das atividades econômicas desenvolvidas no Piauí, Teresina, para se abastecerem dos produtos fabricados no Piauí; e vendê-los em larga escala no comércio maranhense, especialmente Timon, Caxias, Coelho Neto, dentre outros.

            Como polos de educação e de saúde, os hospitais e as universidades do Piauí também atendem à clientela maranhense e do centro oeste. A educação e a medicina piauienses são de qualidades mais elevadas que a do Maranhão.

            Ademais, Teresina é o maior centro populacional de toda a área territorial em referência. Por isso, concentra também centros de estudos e de ciências mais apurados e elevados, relativamente às demais cidades do seu entorno; incluindo-se, evidentemente Caxias e Timon. Esta, por exemplo, depende quase que totalmente de Teresina para assegurar as suas atividades industriais, comerciais e de serviço. É uma cidade dormitório e fornecedora de mão de obra à capital Teresina. Centenas de timonenses e/ou timoneiros trabalham em Teresina. Timon e Caxias têm polos industriais e de serviços às margens da Br 316.

            Timon e Caxias têm polos da Universidade do Maranhão, além de faculdades particulares, com vários cursos de graduação na grade curricular. Têm também unidades do Instituto Federal de Educação.

            Teresina e o seu entorno territorial, composto dos municípios acima relacionados, dispõem de estrutura física e social na sua infraestrutura para atender aos investidores e/ou empreendedores de quaisquer origens, com todas as suas exigências.

            É fornecedora de bens de capital, de mão de obra, de produtos imprescindíveis à manutenção dos mais variados negócios, redes hoteleira, hospitalar, educacional, bancária, turística, aeroportuária, ferroviária, rodoviária etc. etc.

            No ramo alimentício, Teresina se destaca dos demais municípios, inclusive de Timon e Caxias, porque possui um setor pujante com várias granjas de criatório de frango, porcos e três frigoríficos, padarias, pizzarias, além de diversos supermercados e dois shoppings, embora Timon e Caxias, cada um desses dois municípios, tenha um shopping.

            Esse rápido relato sobre Teresina e o seu entorno de grande abrangência territorial, não só econômica, industrial e de serviço, mas também educacional e médica, com ensino e educação de qualidade, possui infraestrutura e embasamento técnico para recepcionar a infraestrutura de quaisquer investimentos de qualquer natureza porque dispõe sobretudo de forte mercado consumidor, com condições de crescer e desenvolver-se e atender adequadamente ao consumidor por mais exigente que seja.

            Teresina é parcialmente saneada com rede de esgoto sanitário e a rede de água tratada atende toda a cidade, embora com alguns estrangulamentos. Os serviços de saneamento são privatizados em Teresina.

Imagem: Net

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras e o Vice-presidente, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected]