Política

DR. PESSOA É O MÃO SANTA DA SUCESSÃO ESTADUAL DE 94

DR. PESSOA É O MÃO SANTA DA SUCESSÃO ESTADUAL DE 94

DR. PESSOA É O MÃO SANTA DA SUCESSÃO ESTADUAL DE 94

 

Magno Pires

            Exclusivamente Mão Santa e Wall Ferraz teriam aproximadamente o desempenho de dr. Pessoa na política piauiense e na Capital, nessa sucessão municipal de Teresina em 2020. E o Governador Wellington Dias, embora o maior líder político do Estado, mas sem a desenvoltura de Dr. Pessoa na Capital. Notadamente porque o PT nunca teve grande quantidade de voto em Teresina; exceto na época da ex-deputada Francisca Trindade. Haja visto que o candidato do partido, deputado Fábio Novo, nesta eleição, sendo um dos últimos votados. Nem sequer o ex-governador Alberto Silva (PMDB), ainda que um líder no Estado, não conseguiu ser prefeito de Teresina, concorrendo com o atual prefeito Firmino Filho, foi fragorosamente derrotado. Portanto, dr. Pessoa (MDB), suplantará na Capital, líderes da envergadura de Mão São, Wall Ferraz, Alberto Silva,  Wellington e até Firmino, porque nenhum deles atingira os seus altos índices de aceitação popular e aclamação da sociedade. Dr. Pessoa restará inédito; mas que não tenha a tentação política, motivada por padrinhos políticos e assessores, de que pretenderá ser candidato a Governador em 2022. Justamente porque tem o ex-deputado estadual Robert Rios na Vice-governança da prefeitura, que ficará no seu lugar, e a multidão de voto, que obterá na eleição de 29/11.

            O desempenho pessoal eleitoral da liderança de dr. Pessoa foi o fator nº 1 da sua vitória. Esse aspecto será incontestável. Apenas os invejosos tentarão negar essa assertiva.

            Entretanto, o líder e deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), além de presidente da Assembleia, foi o principal coadjuvante na ida de Pessoa para o MDB e de sua candidatura à prefeitura de Teresina porque, teve a sensibilidade política aguçada de torná-lo preferência no partido e liderar os demais com muita habilidade, paciência e maestria. E achando pouco a liderança e o poder de Pessoa, ainda filiou ao MDB, o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina – o mais votado da coligação – arrasando o líder político Firmino Filho. E para completar o seu extremado e hábil desempenho pessoal e de sua liderança, ainda elegeu a esposa Ivanária Alves Sampaio, prefeita de Esperantina, com sete mil votos de maioria. Consequentemente, o deputado Themístocles é o político mais fortalecido nesse pelito eleitoral, porém, terá que ganhar o interior do Estado para expor, mais ainda, sua liderança, onde é pouco conhecido, para popularizar sua imagem, se quiser ser Governador do Piauí.

            Ademais, Themístocles deverá ser reeleito, pela nona vez, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Fato inédito na política estadual.

            Evidentemente, que o ex-governador Wilson Martins, tem sua grande parcela de contribuição nesse evento eleitoral. Conseguiu filiar o ex-deputado Robert Rios (PSB) ao PSB e indicá-lo, como Vice de dr. Pessoa, sem a contestação de qualquer política do Piauí. Claro que Rios foi uma boa aquisição para dr. Pessoa, embora seja olhado enviesado por muitos no Estado por ser delegado Federal aposentado e saber de muitos negócios não republicanos de várias pessoas no Estado. Portanto, dr. Pessoa terá um vigilante nos atos administrativos e financeiros praticados na gestão municipal.

            Para Coordenação Geral da campanha de Dr. Pessoa foi escolhido o experiente, capacitado e dirigente João Henrique de Souza, ex-Secretário de Estado, ex-deputado Federal, ex-presidente da EBCT, ex-Ministro de Estado e até recentemente Presidente do SESC/SENAC no Brasil. O dr. Pessoa não teria melhor pessoa para coordenar uma campanha eleitoral numa cidade de 840 mil habitantes e no seu entorno 1,4 milhão de habitante. O sucesso de Pessoa passará, também, pelas mãos experientes do ex-Ministro. O dep. Henrique Pires, também do MDB, favoreceu ao dr. Pessoa com essa felicíssima indicação.

            O segundo turno será no próximo 29/11, domingo. Dr. Pessoa será o vencedor, com sua humildade, habilidade e paciência, com base especialmente na proteção aos mais sacrificados economicamente, que não pode renegar, numa gestão democrática, que deverá proteger a todos, independentemente dos partidos que o elegera.

Magno Pires é Membro da Academia Piauiens de Letras e o Vice-presidente, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected]