Política

FLORIANO SEGUE BEM ADMINISTRADA POR JOEL

FLORIANO SEGUE BEM ADMINISTRADA POR JOEL

FLORIANO SEGUE BEM ADMINISTRADA POR JOEL

 

Magno Pires

 

            A Cidade de Floriano – ou a Princesa do Sul – é a porta de entrada para a vasta e produtiva região dos Cerrados piauienses. Depois de Teresina, Parnaíba e Picos, o município de Floriano é a maior expressão da indústria, do comércio e do setor de serviços do Estado. E será, com a ampliação das atividades da agricultura de grãos, de algodão, porém, notadamente de soja e milho, o mais relevante dos municípios da região, mesmo tendo que compartilhar essa condição com outras cidades, como Urucuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia maiores produtores de soja da região, acima de Floriano; e Antônio Almeida como o maior produtor de calcário  dolomítico. O comércio de Floriano é o mais pujante daquela parte do Cerrado. E é fornecedor primordial de matéria para a construção civil e de peças e equipamentos para máquinas utilizadas na exploração dos Cerrados. A tendência da região é de pleno desenvolvimento no futuro, consolidando toda a cadeia produtiva, com abrangência em todos os três setores: indústria, comércio e serviços.

            Por ter perspectivas e expectativas de desenvolvimento real nessa larga porta de entrada para a rica região dos Cerrados, Floriano projeta-se com largas ruas e avenidas; implanta um moderno sistema de tratamento de esgoto, com recursos da Codevasf; amplia a rede urbana de abastecimento de água; melhora a iluminação das vias públicas; investe pensadamente na educação e na saúde; implanta sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades do interior e fez a ligação da sede municipal de Floriano com essas comunidades, com boas estradas vicinais. Inclusive para o transporte de alunos da rede pública municipal.

            Com essas metas e ações de curto, médio e longo prazo na área do desenvolvimento sócio-econômico, educacional e cultural, o prefeito Joel Silva prepara-se e habilita-se para a reeleição deste ano, quando pretende completar dezesseis anos à frente de uma gestão eficiente na Princesa do Sul.

            O prefeito Joel, às oito horas da manhã, manda abrir o portão de sua residência e determina que todos entrem e sem agendamento prévio. Recebe e conversa com todos; brinca com alguns; escuta piadas; elogia e é elogiado; toma café, acompanhado de um biscoito. Depois dessa façanha, que recebe até quarenta pessoas, vai bater o ponto na prefeitura; onde outros florianenses aguardam para falar-lhe. Também recebe todos; sem reclamar e sem maldizer-se; sem prenúncio de cansaço. Atende telefone; chama a Secretária e os Secretários. Dá ordens educadamente e sempre “por favor faça isso”.

            Eis, portanto, o mistério da forte liderança do prefeito de Floriano. Faz o que o povo gosta, com a aplicação correta e honesta dos recursos públicos.

            Enquanto isso, Picos está numa disputa eleitoral arrojada às eleições de 2020, com Gil Paraibano/Zé Nery, de um lado, nas oposições; o rico e portentoso empresário Araujinho, do outro, apoiado pelo situacionismo, o Prefeito de Floriano Joel Silva (Progressistas) navega tranquilamente em céu de brigadeiro, com uma reeleição assegurada. Conversei com umas trinta pessoas e tive a forte percepção do grau de apreço e amizade do povo da Princesa pelo seu prefeito. É, pois, um líder inconteste e de futuro consolidado. Parabéns Joel.

Foto: Secom

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected].