ABL abre ano acadêmico com aula-show de José Miguel Wisnik
Na abertura do seu ano acadêmico, a Academia Brasileira de Letras promove a aula-show, "A terceira margem do rio: poesia da canção", ministrada pelo músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik. A aula será ministrada no dia 5 de março, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/aula-show-jose-miguel-wisnik/
Na aula, Wisnik irá abordar o modo como se interpenetram palavra e música na canção brasileira, com exemplos de Tom Jobim e Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento. A entrada é franca.
José Miguel Wisnik é pianista e compositor. Atualmente é professor aposentado da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros livros, "O coro dos contrários: A música em torno da Semana de 22" (1977), "O som e o sentido: Uma outra história das músicas" (1988, 2017), "Sem receita: Ensaios e canções" (2004) e "Veneno remédio: O futebol e o Brasil" (2008).
Suas linhas de pesquisa se baseiam em: Literatura, as demais artes e outras áreas do conhecimento. É vencedor de diversos prêmios como Música para dança (Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, 1993), Música para teatro (Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, 1991), Prêmio Kikito (Festival de Cinema de Gramado, 1989), Troféu Noel Rosa na categoria "Revelação de compositor" (Lei Sarney à Cultura, 1989) e O Coro dos Contrários. Melhor obra na categoria Literatura Adulta (Autor Revelação) (Prêmio Jabuti, 1978).
Fonte: https://www.academia.org.br/noticias/abl-abre-ano-academico-com-aula-show-de-jose-miguel-wisnik