ABL inicia ciclo de novembro com palestra de Cacá Diegues sobre cinema
A Academia Brasileira de Letras dá início, na próxima terça-feira, 7 de novembro, a mais um ciclo de conferências, realizadas no teatro R.Magalhães Jr. Desta vez, o tema é “Literatura & cia”, e o coordenador é o Acadêmico e cineasta Cacá Diegues, que faz a primeira palestra sobre Literatura e cinema. O ciclo será composto de quatro conferências, todas versando sobre literatura e outras artes. A entrada é franca e as conferências são transmitidas ao vivo pelo canal da ABL no YouTube. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/literatura-e-cinema/
Cacá, um dos fundadores do Cinema Novo no Brasil, vai falar sobre sua experiência na adaptação para o cinema de clássicos da literatura como“Xica da Silva”, “Tieta do Agreste” e “Deus é brasileiro” e “Orfeu” baseado na peça de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição.
No dia 14, o convidado é o economista e museólogo Manoel Corrêa do Lago, que falará sobre literatura e música. Autor do livro “O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil”- modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana”,lançado em 2010, Manoel Correa do Lago é membro da Academia Brasileira de Música, estudou músicaem Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton. Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP.
No dia 21, o escritor Mauro Alencar, considerado o maior especialista em novelas do Brasil, fala sobre a adaptação literária para a teledramaturgia.
Mauro Alencar trabalhou durante 30 anos na Rede Globo, onde foi consultor, pesquisador e professor de teledramaturgia. Atualmente é diretor da TV Cultura. É autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas - adaptações de tramas de telenovelas em formato de romance, é mestre e doutor com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo.
Escreveu também Um Século de Paulo Gracindo, o eterno Bem-Amado, em parceria com Gracindo Junior, as biografias das atrizes Nívea Maria e Suzana Vieira.
Colaborou em livros que abordam o universo da telenovela, como o Memória da Telenovela Brasileira, de Ismael Fernandes; Roteiro de Leitura: A Escrava Isaura e o Dicionário da TV Globo.
Encerrando o ciclo, no dia 28, o escritor e ator Lourenço Mutarelli fala sobre literatura e quadrinhos. Mutarelli iniciou sua produção emhistórias em quadrinhos por meio dos fanzines e edições alternativas com pequenas tiragens em 1980. Nos anos 1990, lançou alguns de seus quadrinhos mais famosos, entre os quais Transubstanciação, a trilogia do detetive Diomedes: O dobro de cinco, O rei do ponto e A soma de tudo I e II.. Mas é pela via da literatura que Mutarelli fica conhecido do grande público, ainda que conserve aos milhares os fãs de seus quadrinhos.
É autor do romance O Cheiro do Ralo, adaptado para o cinema, dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello. Escreveu peças de teatro -- reunidas em O teatro de sombras (2007) -- e os livros de ficção Jesus Kid (2004); O Natimorto (2004, adaptado para o cinema em 2008); A arte de produzir efeito sem causa (2008, adaptado para o cinema em 2014); Miguel e os demônios (2009); Nada me faltará (2010); O Grifo de Abdera (2015); O filho mais velho de Deus e/ou Livro IV (2018), O livro dos mortos (2022), entre outros.
O ciclo
07/11 – Literatura & cinema – Cacá Diegues
14/11 – Literatura & Música – Manoel Correa do Lago
21/11 – Literatura & televisão – Mauro Alencar
28/11 – Literatura & quadrinhos – Lourenço Mutarelli
Fonte: https://www.academia.org.br/noticias/abl-inicia-ciclo-de-novembro-com-palestra-de-caca-diegues-sobre-cinema