Literatura

Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramatizada de Simone de Beauvoir

Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramatizada de Simone de Beauvoir

Academia Brasileira de Letras dá início à série de leituras dramatizadas do ano, com a Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro. Na quinta-feira, 23 de março, às 17h30, a atriz lerá textos extraídos da obra "A Cerimônia do Adeus", de Simone de Beauvoir, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Na sequência, a Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira, importante ativista do movimento existencial e social da mulher, promoverá um debate.  

Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma escritora francesa, filósofa existencialista, memorialista e feminista, considerada uma das maiores representantes do existencialismo na França. Manteve um longo e polêmico relacionamento amoroso com o filósofo Paul Sartre. Com seus romances, ensaios e peças, nos quais transparece uma clara intenção didática, Simone de Beauvoir contribuiu para a expansão da consciência feminina na segunda metade do século XX.

Nasceu em Paris, França, no dia 9 de janeiro de 1908. Filha de um advogado e leitor compulsivo, desde a adolescência já pensava em ser escritora. Entre 1913 e 1925, estudou no Institute Adeline Désir, uma escola católica para meninas. Em 1925, Simone de Beauvoir ingressou no curso de matemática do Instituto Católico de Paris e no curso de literatura e línguas no Institute Saint-Marie.

Em seguida, estudou Filosofia na Universidade de Sorbonne, onde entrou em contato com outros jovens intelectuais como René Maheu e Jean-Paul Sartre, com quem manteve um longo e polêmico relacionamento. Em 1929 concluiu o curso de Filosofia.

Em 1931, com 23 anos, foi nomeada professora de Filosofia na Universidade de Marseille, onde permaneceu até 1932. Em seguida foi transferida para Ruen. Em 1943, retornou à Paris como professora de Filosofia do Lycée Molière. No mesmo ano, fez sua estreia na carreira literária publicando seu primeiro romance, “A Convidada”, onde abordou os dilemas existenciais de liberdade de uma mulher de trinta anos, que se vê com ciúme, raiva e frustrações com a chegada de uma jovem estudante que se hospeda em sua casa ameaçando desestruturar sua vida conjugal.

Fonte: https://www.academia.org.br/noticias/academica-e-atriz-fernanda-montenegro-faz-leitura-dramatizada-de-simone-de-beauvoir