Advogado público é nomeado para o STF
Dirigentes do Forvm Nacional da advocacia Pública Federal (Anajur, Anpaf, Apaferj, Apbc, Anpprev e Sinprofaz) prestigiaram a sabatina realizada com o candidato na última quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Para o presidente do Forvm, Allan Titonelli, a Advocacia Pública fica engrandecida por ter mais um ministro proveniente de suas funções. “Esse fato só respalda o alto grau de especialização e expertise dos Advogados Públicos. A carreira, a história, a dignidade, a sabedoria, entre diversos outros atributos e qualidades reafirmam e enaltecem a escolha. O Forvm parabeniza e saúda o novo Ministro do STF, Luís Roberto Barroso."
arroso ingressou na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro em junho de 1985, aprovado em primeiro lugar no IV Concurso Público para ingresso na PGE/RJ. Na condição de advogado público, conseguiu junto ao STF o reconhecimento da união estável homoafetiva e a suspensão provisória dos efeitos da Lei dos Royalties.
O novo ministro do STF é professor titular de direito constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Barroso é bacharel e doutor em direito pela UERJ, mestre pela Universidade de Yale (EUA), ex-conselheiro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDPH), ex-membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (1999/2001) e autor de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior.
*Com informações da Aperj