Direito

Advogado público é nomeado para o STF

Advogado público é nomeado para o STF

Dirigentes do Forvm Nacional da advocacia Pública Federal (Anajur, Anpaf, Apaferj, Apbc, Anpprev e Sinprofaz) prestigiaram a sabatina realizada com o candidato na última quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Para o presidente do Forvm, Allan Titonelli, a Advocacia Pública fica engrandecida por ter mais um ministro proveniente de suas funções. “Esse fato só respalda o alto grau de especialização e expertise dos Advogados Públicos. A carreira, a história, a dignidade, a sabedoria, entre diversos outros atributos e qualidades reafirmam e enaltecem a escolha. O Forvm parabeniza e saúda o novo Ministro do STF, Luís Roberto Barroso."

Advogado público é nomeado para o STFarroso ingressou na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro em junho de 1985, aprovado em primeiro lugar no IV Concurso Público para ingresso na PGE/RJ. Na condição de advogado público, conseguiu junto ao STF o reconhecimento da união estável homoafetiva e a suspensão provisória dos efeitos da Lei dos Royalties.

O novo ministro do STF é professor titular de direito constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Barroso é bacharel e doutor em direito pela UERJ, mestre pela Universidade de Yale (EUA), ex-conselheiro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDPH), ex-membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (1999/2001) e autor de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior.

*Com informações da Aperj