Aeroporto de São Raimundo Nonato recebe acabamento e será entregue em março
Em fase de finalização, o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, será totalmente concluído até o fim de março. Os trabalhadores executam a última etapa da obra que consiste na colocação do piso e esquadrias, além do revestimento das paredes.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Castro Neto, a parte estruturante da obra já foi finalizada. A pista de pouso e decolagem já opera desde 2009 e o governo estadual já tomou providências junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de homologar o aeroporto para funcionamento comercial.
Castro Neto informa ainda que o aeroporto de São Raimundo Nonato será um dos mais bonitos do Nordeste, com estrutura moderna. A cidade vai ganhar uma obra que impulsionará ainda mais o turismo na região.
Além do aeroporto, a Seinfra também abriu licitação para drenagem do Centro de São Raimundo Nonato. “Estamos no processo de qualificação das empresas que participaram do certame”, diz o secretário, declarando que essa obra é de suma importância para a cidade.
Com o aeroporto inaugurado, o secretário do Turismo, Marco Bona, diz que o Governo está dialogando com as companhias aéreas para fazer voos para São Raimundo Nonato. “O governador assinou decreto para redução da alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível QAV (Querosene de Aviação) para empresas aéreas que operam voos regionais regulares no Piauí”, diz Bona, declarando que a redução será ainda menor à medida em que a empresa alcance mais municípios.
Bona afirma que está avançado o entendimento do início da operação da Azul Linhas Aéreas para Parnaíba, fazendo conexão com Teresina e Parnaíba. Ao todo, serão seis voos por semana para o litoral. “Acredito que com a inauguração do aeroporto de São Raimundo haverá interesse da Azul e até de outras companhias”, declara.
Segundo Bona, o ecoturismo, as serras e o turismo científico vão atrair muitos turistas internacionais que terão, com o aeroporto, melhor acesso. Para o secretário de Turismo, essa obra vai trazer benefícios e gerar renda para população, pois ao aumentar a demanda turística, ele acredita na expansão de empresas de hotelaria e na qualificação profissional do setor.