Gestão

Agespisa solicita força-tarefa para fiscalizar poluição no Parnaíba

Agespisa solicita força-tarefa para fiscalizar poluição no Parnaíba

O presidente da Agespisa, Antonio Filho, solicitou aos órgãos ambientais do Estado a formação de uma força-tarefa para que sejam fiscalizadas todas as indústrias localizadas antes do ponto de captação de água no Rio Parnaíba. Na manhã desta quinta-feira (4), representantes das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente e do Ibama participaram de uma reunião na sede da companhia para tratar do assunto.

O cronograma de fiscalização será definido nesta sexta-feira (5), durante nova reunião entre representantes dos órgãos ambientais. “Queremos resolver essa situação o mais rápido possível para que o abastecimento de água da cidade não seja prejudicado”, ressaltou Antonio Filho.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Agamenon Bastos, informou que já abriu processo administrativo para apurar as denúncias de poluição do rio. “Através dessa força-tarefa, vamos rever o licenciamento ambiental das empresas instaladas na região e solicitar os dados necessários para que possamos comprovar quem são os responsáveis pela poluição. Em seguida, vamos tomar providências para que essas empresas corrijam e cubram os danos causados”, garantiu.

O superintendente do Ibama, Manoel Borges, e o representante da Semar, Carlos Moura Fé, garantiram apoio no trabalho de fiscalização, que contará também com técnicos da própria Agespisa e da Universidade Federal do Piauí.

Por causa dos poluentes despejados no Rio Parnaíba nos últimos dias, a Agespisa precisou parar a Estação de Tratamento de Água por três vezes, o que afetou o fornecimento de água em algumas regiões da cidade. Desde ontem, por volta das 15h, a produção de água está normalizada.