Além do golpe: audiência pública com INSS vai debater mais temas
O requerimento apresentado pelo deputado Henrique Pires (MDB) ganhou apoio do vice-presidente da Assembleia, Francisco Limma (PT). Ambos articularão juntos a vinda do gerente-executivo do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) no estado à Casa.
O tema foi assunto na sessão plenária desta quinta-feira (15) e a expectativa é ouvir esclarecimentos sobre a dimensão dos descontos irregulares nos benefícios de piauienses e sobre a demora no trâmite de vários processos.
Os parlamentares querem alinhar a melhor forma de fazer o debate com o presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB). Há três requerimentos aprovados na Casa que buscam explicações do gerente-executivo. Henrique Pires e Gustavo Neiva (Progressistas) tratam do descontos denunciados pela Controladoria Geral da União (CGU), sendo que o segundo tem foco no município de Porto Alegre do
Piauí. Já o foco de Francisco Limma é, principalmente, no atraso para o pagamento do seguro defeso para pescadores.
“Só no Piauí, estão 21 cidades das que tiveram mais descontos irregulares. Cidades como Ribeiro Gonçalves tiveram centenas de pessoas que tiveram descontos em seus vencimentos ou pensões.
Então eu queria que vossa excelência, afortunadamente, juntamente com a mesa, pudesse marcar a data da vinda desses dois servidores públicos aqui”, explicou Henrique Pires.
Francisco Limma defende que seja feita uma audiência pública. “Acho que dá para combinar a gente fazer uma audiência pública ouvindo não só o gerente-executivo, mas também as entidades representativas dos beneficiários e aproveitamos para tratar essa questão mais geral do INSS. Chamamos a Fetag, as colônias de pescadores, os aposentados e outros”, defendeu o vice-presidente.
Fonte: https://www.al.pi.leg.br/institucional/noticias/audiencia-publica-com-inss-sera-ampliada-para-debate-de-ais-temas
