Gestão

Aplicativo reúne informações sobre as espécies vegetais da Mata Atlântica

Aplicativo reúne informações sobre as espécies vegetais da Mata Atlântica

Um aplicativo gratuito com informações detalhadas sobre 276 espécies vegetais nativas da Mata Atlântica foi desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrobiologia, do Rio de Janeiro, e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É o Restaura Mata Atlântica, criado para oferecer suporte técnico a um público que vai de leigos a especialistas em agropecuária, para que possam produzir, conservar e desenvolver políticas de proteção do bioma, sempre conciliando o planejamento ambiental à atividade agrícola. O Restaura tem como principal objetivo facilitar a difusão de informações sobre as espécies vegetais que podem ser utilizadas em projetos de reflorestamento.

“Esse aplicativo pode ser utilizado por um amplo público, como agricultores que estão em sua propriedade, que têm interesse em fazer um esforço de restauração, de fazer um plantio. Podemos também considerar o uso por extensionistas, por técnicos municipais, por pesquisadores que estejam desenvolvendo uma pesquisa em determinada espécie, por associações, Organizações Não Governamentais, propriedades, enfim. O uso desse app pode ser bastante amplo”, explicou o pesquisador e um dos idealizadores do Restaura Mata Atlântica, Luiz Fernando Duarte de Moraes.

O aplicativo traz informações, por exemplo, sobre diversas características de espécies do bioma, do crescimento, qual é o melhor ambiente para se reproduzirem e o local que estão na Mata Atlântica. Também oferece dados sobre a oferta, a colheita, o preparo e o armazenamento das sementes.

Fonte: Portal Brasil