Gestão

Aprovados garantem matrícula no 1° dia

Aprovados garantem  matrícula no 1° dia

Até a próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro, está aberto o prazo de matrícula para os cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes aprovados devem comparecer à instituição em que foram aprovados levando todos os documentos necessários. Na manhã de ontem, no primeiro dia de matrículas, dezenas de aprovados estiveram na Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, as duas maiores da capital e do Estado, para entregar os documentos. 
A estudante Naythalla Ângela Mendes, de 18 anos de idade, aprovada para o curso de licenciatura em Química, na UFPI, disse que resolveu se matricular logo no primeiro dia para evitar as filas dos últimos dias. "Além disso, se tiver algum problema com a documentação, tenho tempo para organizar tudo," afirmou. Ela afirma ainda que a expectativa para ingressar na UFPI é muito grande. 
O Piauí teve 82.173 candidatos inscritos para disputar vagas em instituições de ensino público e privada. Em todo Brasil, o Sisu teve um total de 2.791.334 candidatos inscritos para 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.
A Universidade Federal do Piauí, no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015, ofereceu 3.554 vagas, distribuídas em 79 cursos presenciais de graduação. Do total de vagas, divididas nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, cerca de 40% foram reservados para cotistas sociais e raciais.
Naythalla Ângela Mendes foi aprovada pelo sistema de cotas para os estudantes de escolas públicas. Ela comenta que os aprovados devem ficar atentos, pois é grande a quantidade de documentos exigidos. Ou seja, que comprovem as informações fornecidas pelos estudantes no ato da inscrição. O sistema de cotas contempla estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, aqueles que possuem renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo e também estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O Sistema de Seleção Unifi-cada (Sisu) é informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fonte: Diario do Povo