Mais de 107 mil famílias – cerca de 535 mil pessoas – dos 224 municípios do Piauí já estão sendo atendidas pelo Luz Para Todos, programa do governo federal em parceria com o Governo do Estado, executado pela Eletrobras Distribuição Piauí (antiga Cepisa).
O novo prazo para conclusão do programa é o final de 2014, segundo decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff. Até lá, todas as residências rurais do Piauí contarão com energia elétrica, sem que o morador tenha que pagar qualquer valor pelo material e serviços empregados.
Este mês, no município de Uruçuí, a 453 quilômetros ao sul de Teresina, mais de 30 comunidades rurais foram atendidas pelo Luz Para Todos. São 34 famílias, que representam cerca de 1,5 mil pessoas beneficiadas. A meta é atender 1,2 mil famílias – cerca de 6 mil pessoas – em toda a zona rural do município.
Estão previstos investimentos no valor de R$ 23 milhões no programa de eletrificação rural, com recondutoramento e expansão da rede de distribuição urbana dos municípios. Novas redes de distribuição estão sendo erguidas, bem como o suporte energético, através da construção e recondutoramento de alimentadores, que beneficiarão também as zonas urbanas.
O coordenador do Luz para Todos no Piauí, engenheiro Júlio Rodrigues, da Chesf, garante que nenhuma residência do meio rural do Piauí ficará ser energia, nem mesmo as que estão sendo construídas após a passagem da rede. No final, será feito novo levantamento para identificar essas residências.
Moradores atendidos pelo Luz para todos (Foto:Francisco Leal)
Por Francisco Leal