Economia

Banco Central oferece ferramentas gratuitas de educação financeira

Banco Central oferece ferramentas gratuitas de educação financeira

Como lidar com o meu dinheiro? Pagar à vista ou parcelado? Com juros ou sem juros? Comprar ou não comprar? Esses são alguns temas de projetos e iniciativas que o Banco Central do Brasil vem promovendo na área de educação financeira para orientar o cidadão a gerenciar bem seus recursos. Todo esse material é disponibilizado gratuitamente em relatórios com informações que podem ajudar muito as pessoas no seu dia a dia como cliente do sistema financeiro.

E algumas dessas ações receberam, recentemente, citações em publicação divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Rede Internacional para Educação Financeira (International Network for Financial Education - INFE) como exemplos de sucesso no setor.

O documento internacional cita os seguintes programas de educação financeira: o Registrato; a página Minha Vida financeira; a Calculadora do Cidadão; e os programas “É da sua conta” e “Aprender Valor”, além das postagens com conteúdo de educação financeira nas redes sociais.

Vale destacar que o Brasil mantém os esforços para se tornar membro da OCDE, por isso, como observou o chefe do Departamento de Proteção da Cidadania Financeira, do Banco Central, Luís Gustavo Mansur Siqueira, ser citado pela organização é um indicador positivo. Mostra, por exemplo, que o trabalho desenvolvido pelo Banco é relevante e está alinhado às tendências internacionais.

Fonte: Portal Brasil

Foto: Banco de imagens