BANCO DO BRASIL, ECT, PETROBRAS, CEF E OS ADOLESCENTES
O Banco do Brasil foi a primeira casa bancaria brasileira. Portanto, deveria ser uma instituição sem nenhum defeito, porém, nada obstante o tempo e os avanços tecnológicos introduzidos na instituição, os bancos privados estão à sua frente em termos de prestação dos serviços. Os terminais de atendimento: uma verdadeira zorra. Pois sempre apresentam defeitos. Muitos funcionários com má-vontade e indispostos. O desempenho da instituição é ruim. Certamente excesso de sindicalismo e a falta de decisão firme do patrão – o governo – para melhorar o banco. Falta autoridade.
A ECT (Ex-DCT) era outra empresa padrão nacional. Eficiente e com enorme prestígio na sociedade. Mas está uma porcaria. Presta um serviço ruim e de péssima qualidade. Está deteriorada. Perdeu o grau de qualidade, de eficiência e eficácia. Mantida as condições atuais, não se recuperará e terminará sendo privatizada, o que será um absurdo. Sou contra qualquer tentativa nesse sentido.
A Petrobrás, não precisa de nenhum comentário, o noticiário e o Petrolão esclarecem toda a sua agonia vivida neste momento. Vai sobreviver, mas muito menor.
Essas quatro instituições nacionais prestavam serviços de qualidade aos brasileiros. Mesmo levando-se em consideração o espaço e o tempo e as circunstancias dos avanços da sociedade e as suas demandas. Entretanto, estão todas em processo de deteriorização dos serviços.
Os adolescentes de hoje lêem muito pouco. Faltam neles as lições de patriotismo, civismo, ética, moral, de disciplina em casa e na escola. As drogas, inclusive as supostamente lícitas, são as suas referencias. Apenas os cantores e jogadores de futebol são os seus ícones. O individualismo habita a sua conduta. A maioria é indiferente aos problemas do país, além do personalismo, que parece ter integrado a sua conduta social. Eles são indiferentes às circunstancias circundantes, próximas, vizinhas, porque desconhecem os valores do trabalho, da solidariedade, da compreensão, do sentimento, da razão e até da vida porque se drogam e se suicidam. E, no quadro como esse, como manter alguns dos símbolos do nosso serviço público, como Banco do Brasil, ECT, CEF e Petrobras?
O país está necessitando de um líder, mas que não seja político, sindical, empresário, militar..., seja um professor, professor Fonseca Neto,professor Celso Barros, professor Manoel Paulo Nunes, Jonatas Nunes, Nelson Nery, Dílson Lages.
Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, advogado da União(aposentado), Consultor jurídico-empresarial da CIA Antactica (hoje AMBEV) por 32 anos.
E-mail:[email protected]
Portal: www.magnopires.com.br (71.700.987 acessos em 6 anos e 7 meses)