Blog
Bens apreendidos de traficantes de drogas serão leiloados no RS
Bens apreendidos de traficantes de drogas serão leiloados no Rio Grande do Sul. Serão colocados à venda quatro imóveis, 116 veículos, um lote de joias e uma aeronave. O leilão será realizado em Porto Alegre no dia 12 de setembro e é resultado de um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Cerca de 80% do valor arrecadado no leilão será revertido em benefício do estado gaúcho para aplicar em políticas de enfrentamento ao consumo e ao tráfico de drogas. O restante permanecerá no Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e será destinado a ações de capacitação, orientação e prevenção ao uso de drogas.
A arrecadação mínima prevista é de R$ 381 mil, mas a expectativa é de um valor maior no leilão.
Os bens a serem leiloados foram apreendidos em operações de repressão ao tráfico de drogas realizadas pelas polícias Federal e Civil do Rio Grande do Sul.
Fundo Nacional Antidrogas
O Funad é constituído com recursos de bens apreendidos de pessoas condenadas por tráfico ou envolvidas em atividades ilícitas de produção ou venda de drogas. A apreensão dos itens só é realizada após decisão judicial ou administrativa tomada em caráter definitivo, além de outras dotações do orçamento da União. Os recursos do Funad são destinados ao desenvolvimento, à implementação e à execução de ações, programas e atividades de repressão, de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de drogas.
Fonte: Portal Brasil