Blog
BIODIESEL DE BABAÇU
O biodiesel pode ser feito à base de qualquer óleo natural retirado de plantas como soja, dendê, girassol, babaçu, amendoim, mamona, pinhão-manso ou de gordura animal. Além da diversidade de solo, clima e tipos de oleaginosas – são mais de 100 plantas com potencial energético – cada região do Brasil tem sua vocação natural para a produção do biodiesel, como as palmáceas do Norte (dendê e babaçu) ou a soja, no Centro-Sul. Por possuir uma cadeia produtiva já estruturada, a soja é a cultura mais utilizada na fabricação do biodiesel brasileiro, respondendo por cerca de 80% da produção.
Em termos de produtividade, no entanto, outras oleaginosas possuem maior potencial energético. Com dendê, por exemplo, é possível fabricar uma quantidade 13 vezes maior de biodiesel do que com a soja. Pinhão manso, algodão, girassol e amendoim também são consideradas fontes promissoras. Muitas oleaginosas estão em fase de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e ainda levarão um tempo para serem usadas em larga escala.
Mas com matéria-prima competitiva, tecnologia e um mercado maduro para crescer, os especialistas apontam o Brasil como líder no setor de agroenergia. Os investimentos feitos pelo País têm sido fundamentais para consolidar o biocombustível como alternativa economicamente viável de energia limpa.
Fonte: Brasil Portal