Gestão

BNDES autoriza estudos de projeto de mineração no Piauí

BNDES autoriza estudos de projeto de mineração no Piauí

O Superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, foi recebido ontem (15) em audiência pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na sede da Instituição no Rio de Janeiro, oportunidade em que tratou da possibilidade do Banco integrar o pool de instituições financeiras na implantação do projeto da Brasil Exploração Mineral S.A (BEMISA), em Paulistana/PI.

Acompanhado de Augusto Lopes, presidente da BEMISA, Humberto Rocha Brás, superintendente do Conselho Administrativo, Carlos Rebeletto, adviser do Projeto e Hugo Luna, gerente da Deloitte Consultoria e do Coordenador de Fundos de Investimentos da Sudene, Antonio Roberto Cavalcante, Paes Landim destacou a importância do chamado Projeto Planalto Piauiense em Paulistana e Curral Novo, que impacta a economia de três estados, Piauí, Pernambuco e Ceará, gerando, só no Piauí, 5000 empregos diretos e indiretos e um acréscimo de 13 % no PIB daquele Estado.

O Superintendente ressaltou ainda a importância do projeto de Acearia em Paulistana ou Curral Novo, para a produção de tarugos, usados na fabricação de vergalhões na construção civil, de suma importância também na fabricação de chapas de aço para a companhia siderúrgica em Suape/PE, que as transformará em laminados destinados ao estaleiro Atlântico Sul e à fábrica da Fiat.

O presidente Luciano Coutinho e sua assessoria ouviram, com bastante atenção a exposição dos técnicos da BEMISA, ficando acertado, uma rodada de encontros para análises e detalhamentos técnicos e econômicos do Projeto.

Na ocasião, o superintendente da Sudene aproveitou para convidar o presidente do BNDES ao seminário dia 14 de fevereiro em Recife/PE, uma audiência pública, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Luciano Coutinho também garantiu presença no seminário em Salvador/BA, em março, oportunidade em que homenageará o centenário de dois grandes economistas nordestinos, Inácio Rangel e Rômulo Almeida.

--