Bolsa Família: o caminho para a transformação social
Um trabalho de formigas: conjunto, articulado, árduo, em prol de todos. A missão de reconstruir as políticas públicas brasileiras se assemelha a essa imagem. Se hoje elas guiam o caminho da doutora em ciências biológicas Isamara Mendes da Silva, especialista na pesquisa desses insetos, é porque, durante 18 anos, o país teve o Bolsa Família e um escopo de iniciativas que possibilitaram tirar o Brasil do mapa da fome e promoveram a inclusão e a ascensão social.
O programa só vai dar certo se o cadastro permitir que o benefício chegue exatamente às mulheres, homens e crianças que precisam desse dinheiro”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Após ter seus princípios interrompidos, o Governo Federal relançou o Bolsa Família em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (02.03). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Medida Provisória (MP 1.164/23) que estabelece as diretrizes e o desenho do novo programa, que começa a ser pago em 20 de março.
“Gostaria que vocês levassem em conta que este não é um programa de um governo, de um presidente da República. Ele é um programa da sociedade brasileira e que só vai dar certo se a sociedade brasileira assumir a responsabilidade de fiscalizar o Cadastro Único”, destacou o presidente Lula. “O programa só vai dar certo se o cadastro permitir que o benefício chegue exatamente às mulheres, homens e crianças que precisam desse dinheiro”, prosseguiu.
Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou as novas diretrizes do programa (veja aqui o detalhamento), ressaltando o conjunto de medidas que visam promover a erradicação da pobreza por meio da integração de políticas públicas.
“É um programa que, desde 2003, durou 18 anos. O Fome Zero, em seguida o Bolsa Família, ajudou a retirar milhares de crianças do trabalho infantil, tornou-se uma referência para o mundo, ajudou na saúde, mas ajudou, de modo especial, a matrícula, a escolaridade, e isso é fundamental”, pontuou Wellington Dias.
Emancipação
Foi exatamente chegando a quem mais necessitava, a exemplo da família de Isamara, que o Programa Bolsa Família transformou a vida de milhões de pessoas que tiveram acesso a direitos básicos como saúde, educação, assistência social e moradia, permitindo a superação da pobreza.
Filha de feirantes na pequena Cândido Sales, no interior da Bahia, Isamara e os outros quatro irmãos – um deles morreu logo após o parto – nasceram em casa, sem acesso a hospital. Ela recordou do início do programa em 2003, quando a mãe foi incluída no Bolsa Família.
“Lembro que fiz até pedido na fitinha do Senhor do Bonfim para que ‘mainha’ recebesse o Bolsa Família. Guardo com carinho na memória o dia em que ela chegou em casa com os olhos brilhando de alegria, trazendo a notícia de que havíamos conseguido o benefício”, disse Isamara, no palco montado no salão do Palácio do Planalto.
Fonte; https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/bolsa-familia-o-caminho-para-a-transformacao-social