BR-163: Exército inicia segunda fase da obra
Militares do Exército Brasileiro dão continuidade às obras de melhoria da BR-163, no trecho que liga a cidade de Novo Progresso até o Distrito de Morais de Almeida, em Itaituba (PA). A segunda fase ocorre poucos dias após a inauguração do trecho de 50 km entre o Pará e o Mato Grosso. Os serviços realizados agora envolvem a drenagem, como construção de meios-fios e bueiros, implantação de sinalização horizontal e vertical e recuperação ambiental.
A rodovia federal é utilizada por caminhoneiros para escoamento da safra de grãos que sai do centro do País, rumo aos portos da Região Norte do Brasil.
O Exército estima que finalizará toda a obra, colocando mais duas camadas de asfalto e terminando os serviços complementares já no mês de agosto. Para realizar a pavimentação asfáltica da BR-163, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção contou com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal. “Foram executadas a terraplanagem, a pavimentação e colocada a primeira camada de asfalto, além de drenagem superficial e profunda”, explicou o Tenente-Coronel Engenheiro do Exército Jorge Luis Cordeiro Ferreira.
Histórico
- A construção da BR-163 em Mato Grosso, na década de 1970, fez parte do Plano de Integração Nacional (Pin) do Governo Militar e pertencia ao movimento "Integrar para não Entregar!"
- Sob pressão para ocupar a região Amazônica, o governo determinou que o Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Rio Grande do Sul fosse para Cuiabá e instalasse uma base com o objetivo de implantar a BR-163, ligando a capital mato-grossense a Santarém, no Pará.
- Em 1971, o coronel Antônio Paranhos inaugurou o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) e começou a abertura da estrada que viria interligar a região Norte do País às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao mesmo tempo em que foi criado o 9º BEC, em Santarém, foi instalado o 8º BEC, que tinha a mesma missão, mas em sentido oposto (Norte-Sul).
- Foram cinco anos de muito trabalho, desafios e também perigos, pois se tratava da ocupação de uma região inóspita. Ainda em 1971, o coronel José Meireles assume o comando do 9º BEC e dá início aos trabalhos.
- Primeiro partia a equipe de topografia, sozinhos e sem máquinas, os trabalhadores chegavam a ficar 40 dias isolados na mata e os alimentos eram jogados de avião. Eles iam à frente para identificar o traçado da rodovia. Atrás, seguiam militares e civis que trabalhavam na construção. Foram mobilizados cerca de 1,5 mil homens, parte vindos do Sul do País, e parte, mão de obra local.
- Foi durante o processo de construção da BR-163 que muitas cidades foram fundadas às margens da rodovia, caso de Lucas do Rio Verde - antigo acampamento dos trabalhadores -, Sinop e Peixoto de Azevedo entre outros municípios.
- As situações enfrentadas por esses desbravadores eram críticas. Doenças tropicais, isolamento e até o contato com tribos indígenas traziam muitos desafios aos trabalhadores e militares. A inauguração da BR-163 ocorreu em 1976, quando os homens do 9º BEC encontram o 8º BEC na região sul do Pará, na Serra do Cachimbo, após cinco anos de trabalho.
Com informações do Ministério da Defesa