Gestão

Brasil cumpre série de compromissos internacionais para melhoria da educação brasileira

Brasil cumpre série de compromissos internacionais para melhoria da educação brasileira

OBrasil participou de uma série de eventos multilaterais e de encontros bilaterais com variadas lideranças internacionais durante os meses de agosto e setembro, com o objetivo de apresentar políticas educacionais bem-sucedidas do Brasil e trocar experiências sobre as melhores práticas internacionais, identificando metodologias inovadoras que possam ser incorporadas no ensino do país e prospectando futuras parcerias que beneficiem os estudantes brasileiros. 

Singapura, um dos primeiros destinos da comitiva do Ministério da Educação (MEC), ostenta os melhores desempenhos nas avaliações internacionais de educação, é referência em currículo escolar e no modelo de valorização e formação dos professores. Durante as visitas técnicas ao país do Sudeste Asiático, foram compartilhadas boas experiências na área do ensino. 

Em Bali, na Indonésia, durante o encontro do G20, que reuniu ministros da Educação das principais potências do mundo, o MEC compartilhou as políticas educacionais em andamento no Brasil e ouviu as principais ações dos países. Além disso, participou de encontros bilaterais com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); da Índia; Indonésia; Austrália; Banco Mundial, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, além de algumas trocas informais. 

Entre os temas abordados nas ocasiões estavam o desenvolvimento de pesquisas de bioenergia, mineração, medicina e tecnologia; além da atualização dos currículos; estratégias adotadas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes, neste momento pós-pandemia; educação básica; primeira infância e implantação de projetos sustentáveis e projeto socioemocional nas escolas. 

O Ministério da Educação também esteve na Flórida, Estados Unidos, para participar do Gartner Data & Analytics Summit. A Conferência reuniu os principais líderes do setor de dados, análises e negócios do mundo para conhecer e discutir tecnologias e tendências de mercado. Na ocasião, representante da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do MEC, pôde trocar experiências sobre estratégias de gestão e governança de dados dentro da Pasta. Hoje, um dos maiores desafios que as instituições educacionais enfrentam é o crescimento exponencial dos dados educacionais e a transformação desses dados em novos insights que podem beneficiar os alunos, os professores e os gestores educacionais. O MEC conduz projetos estratégicos como a Rede Aprender, que visa consolidar uma estrutura de interoperabilidade de dados do ecossistema educacional apoiando, de forma mais efetiva, a oferta de serviços digitais e abastecer as políticas públicas. 

O modelo de formação docente de Portugal motivou a equipe chefiada pelo ministro Victor Godoy a visitar a Universidade de Lisboa para debater possibilidades de parcerias. O aprimoramento da formação e a valorização dos professores são prioridades para o Brasil, pois são fatores fundamentais para potenciar a qualidade e excelência do ensino e aprendizagem. 

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/brasil-cumpre-serie-de-compromissos-internacionais-para-melhoria-da-educacao-brasileira