Economia

Brasil registra recorde em abertura de empresas no 2º quadrimestre

Brasil registra recorde em abertura de empresas no 2º quadrimestre

OBrasil registrou um recorde de abertura de empresas em um período de quatro meses. Entre maio e agosto deste ano foram 1,4 milhão de novos negócios. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

No segundo quadrimestre de 2021 foram criados 1.420.782 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e fechados 484.553, o que resultou num saldo positivo para o período de 936.229 empresas em funcionamento. O total de empresas ativas no Brasil é de 18.440.986.

“É um recorde na história do Brasil. Nunca num segundo quadrimestre do ano foram abertas tantas novas empresas no país", ressaltou o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), André Santa Cruz.

Os dados dos meses de maio a agosto de 2021 representam aumento de 1,9% em relação ao 1º quadrimestre deste ano, quando foram abertas 1.392.758 empresas. Já quando a comparação é com o mesmo período de 2020, o crescimento chega a 26,5%.

Entre as explicações para o crescimento do número de empresas estão as ações de transformação digital de serviços públicos, promovidas pelo Governo Federal. Entre as ferramentas está a assinatura eletrônica da plataforma gov.br para facilitar a abertura de negócio, o que torna o processo mais simples e ágil. Toda a documentação de órgãos federais é fornecida pela plataforma, o que dispensa que o cidadão tenha que se dirigir a um posto de atendimento para obter os documentos.

Além disso, as Juntas Comerciais dos estados também estão 100% digitalizadas. “Abrir uma empresa hoje é muito rápido, haja vista que nós temos hoje as Juntas 100% digitais, onde o empresário ou o contador entram num portal e ali já tem todos os serviços, todas as instruções de como deve fazer tornando bem fácil, bem célere", disse a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto.

Fonte: https://www.gov.br