Cartilha educativa orienta população contra queimadas
Neste domingo, dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional das Florestas. E proteger o meio ambiente e combater as queimadas, em especial na Floresta Amazônica, tem sido uma das prioridades do Governo Federal. Diversas ações já foram promovidas nesse sentido.
Além da Operação Verde Brasil 2, contra delitos na Amazônia Legal, por exemplo, o Governo Federal, por meio da Vice-Presidência da República, elaborou uma cartilha digital educativa “Diga sim à vida e não às queimadas”. O informativo, alusivo à campanha de mesmo nome lançada no ano passado, busca motivar as pessoas a combater os incêndios ambientais.
“Estamos lançando uma cartilha que conscientiza a população sobre os riscos e prejuízos das queimadas para sua saúde e para a economia do país. Essa cartilha está voltada para os jovens do Ensino Fundamental 2. Também vamos lançar um quiz, nas mídias sociais, voltado para este conteúdo da cartilha, de modo que haja a interação com a juventude e, assim, se reforce o conteúdo”, explicou o Vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Segundo o Vice-presidente, é importante conscientizar os jovens sobre o tema, pois eles atuam como multiplicadores junto aos amigos e familiares.
“Por que esses jovens? Porque eles já iniciaram os estudos sobre os biomas brasileiros, então, compreendem essa nossa realidade. E, mais ainda, pelo adiantamento que já têm dentro da escola, representam o futuro para o nosso país. Porque também acreditamos que jovens conscientes vão atuar como multiplicadores do tema, passando essa mensagem à frente para seus familiares e seus amigos”, acrescentou.
O documento fala sobre os riscos das queimadas à saúde e à economia local. Também orienta a substituição do uso do fogo como ferramenta de limpeza e preparo do terreno em atividades agropecuárias por técnicas mais seguras.
Fonte: Portal Brasil