Gestão

Cepro realiza treinamento para pesquisa sobre trânsito no Piauí

Cepro realiza treinamento para pesquisa sobre trânsito no Piauí

A Fundação Cepro realizou, nesta segunda-feira (20), o treinamento referente à pesquisa em parceria com o Detran-PI. O Estudo terá como objetivo compreender as estatísticas relacionadas aos acidentes de trânsito no estado do Piauí. Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe Ciptran iniciou seus trabalhos na Companhia de Policiamento de Trânsito de Teresina, onde realizam levantamento estatístico dos acidentes na capital.

Segundo o coordenador da equipe, o economista Carlos Luna, na próxima semana as principais cidades do interior receberão a equipe para realizar o mesmo levantamento. “Nós estaremos nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato para fazer essa catalogação inicial”, explica.

A Fundação Cepro e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) fecharam acordo de Cooperação Técnica no ano passado no valor de R$320 mil, referente à realização de pesquisa sobre as causas e consequências de acidentes de trânsito nos 224 municípios do Estado.

Será realizado um panorama do trânsito com dados referentes a frota de veículos, condutores, números de acidentes e vítimas, dentre outros aspectos. A pesquisa será realizada nos 224 municípios do estado, com levantamento de dados através de fontes como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Rodoviária Estadual, Delegacias do interior, Cartórios de registros e Delegacias de homicídios. Serão capacitados 25 novos pesquisadores para a aplicação de cerca de 150 mil questionários nos órgãos das cidades.

Segundo o presidente da Fundação Cepro, Magno Pires, as informações coletadas pela Instituição pesquisadora serão compiladas para a construção do Anuário Estatístico Estadual de Acidentes de Trânsito. “Todas as estatísticas estudadas serão encaminhadas, ainda, para o órgão oficial do trânsito no país, o Denatran, que publica o Anuário Nacional de Acidentes de Trânsito”, explicou.