CNI: confiança do consumidor cresce 1,1% em setembro
O consumidor está cada vez mais otimista. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre agosto e setembro houve aumento de 1,1%. Os dados foram divulgados pela entidade nesta sexta-feira (07).
Na comparação entre setembro e igual mês do ano passado, a confiança dos consumidores brasileiros cresceu 7,1%. Agora, depois desse movimento de alta, o índice se aproximou ainda mais de sua média histórica, de 108,9 pontos.
De seis fatores avaliados na pesquisa, os entrevistados passaram a ver um cenário mais favorável em quatro: expectativa de inflação, de desemprego, situação financeira e endividamento.
O movimento de alta mais forte foi registrado nas expectativas de inflação, uma melhora de 3,6%. Na parte da pesquisa que avalia a situação financeira dos consumidores, a melhora foi de 3,1%.
Expectativas para a economia
Segundo a CNI, quanto maior o índice nessa pesquisa, maior o percentual de respondentes esperando queda na inflação ou desemprego, aumento da renda pessoal, aumento na expectativa de comprar bens de maior valor, com melhor situação financeira ou menos endividado.
Essa pesquisa da CNI foi realizada pelo Ibope Inteligência, que fez 2002 entrevistas em 143 municípios. As respostas foram coletadas entre 20 e 25 de setembro de 2016.
Fonte: Portal Brasil, com informações da CNI