Gestão

Com meta ambiciosa, Brasil anuncia redução de 50% nas emissões de carbono até 2030

Com meta ambiciosa, Brasil anuncia redução de 50% nas emissões de carbono até 2030

Oministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou na segunda-feira (1º) o compromisso do Brasil em reduzir a emissão de carbono em 50% até 2030. A novidade fez parte do discurso de abertura da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A meta será formalizada junto à cúpula, que segue com debates sobre mudanças climáticas até 12 de novembro.

“O Brasil demonstra, mais uma vez, seu compromisso como parte de um acordo coletivo”, frisou Leite. Antes, a promessa era baixar o nível de emissões para 43% até 2030. O governo espera que em 2050 o país neutralize a emissão de carbono na atmosfera.

A fala do ministro sucedeu o pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que posicionou o país como uma grande potência verde. “Temos a maior biodiversidade do planeta, a maior e mais rica cobertura florestal e uma das maiores áreas oceânicas”, afirmou. O Presidente Jair Bolsonaro reforçou que está focado em buscar soluções para as questões ambientais.

“No combate à mudança do clima, sempre fomos parte da solução, não do problema”, afirmou. “Vamos agir com responsabilidade, buscando soluções reais para uma transição que se faz urgente”, completou o Presidente Jair Bolsonaro.

Na mesma linha, o ministro defendeu ações globais mais colaborativas. “Devemos, juntos, fazer uma transição do debate: das promessas climáticas para a criação empregos verdes.” [Deixarmos] de apontar fragilidades ambientais dos outros [e caminharmos] rumo a um futuro melhor para todos”, disse.

https://www.gov.br