Complexo eólico da Chapada do Araripe vai gerar 3 mil empregos
A Chapada do Araripe, no Sudeste do Piauí, é a nova fronteira para investimentos no setor de energia eólica por sua posição privilegiada com vento regular e constante. Um grande complexo para a produção energética dessa matriz renovável está sendo construído na região e deve gerar cerca de três mil empregos diretos nas cidades de Marcolândia, Curral Grande, Betânia, Padre Marcos e Simões. Os investimentos no projeto Ventos do Araripe somam mais de R$ 5 bilhões.
“Esta cadeia logística irá beneficiar setores locais como hospedagem, alimentação, oficinas dentre outros serviços, gerando milhares de empregos indiretos para a população”, enumera Maria do Amparo Paes Landim, secretária de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis.
Novas prospecções de viabilidade comercial de energia eólica estão sendo realizadas nos municípios Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova. “Além disso, estamos trabalhando, junto ao governador Zé Filho, formas de conceder incentivos fiscais para aumentar a competitividade da produção da energia eólica”, informa Maria do Amparo.
O projeto Ventos do Araripe está sendo implantado pelas empresas Casa dos Ventos, Queiroz Galvão, Control Global e Companhia Hidrelétrica dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Chesf).
Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/3/id/15939