Gestão

Confiança do comércio brasileiro atinge maior nível em 15 meses

Confiança do comércio brasileiro atinge maior nível em 15 meses

A confiança do empresário do comércio começa a mostrar ritmo de recuperação mais intenso. Em julho, subiu 10,7% ao atingir 87 pontos, esse é o maior nível em 15 mesesOs dadosforam divulgados, nesta quarta-feira (20), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esses números fazem parte do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências do setor.

A pesquisa indica que a melhora da confiança foi influenciada principalmente pelas expectativas em relação aos próximos meses, indicador que apresentou alta de 12,1% e chegou ao maior nível desde novembro de 2014 ao bater em 143,6 pontos.

Semelhante a um termômetro, tudo o que estiver acima de 100 pontos indica otimismo crescente, o que estiver abaixo sugere redução do ritmo de atividade. Esse termômetro varia de zero a 100 pontos.

Futuro do Brasil

Nesta edição da pesquisa, a percepção dos comerciantes melhorou fortemente em relação ao futuro da economiaentre junho e julho houve melhora de 18,7%.

“Na avaliação de 70,8% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos meses, percentual acima dos 62% registrados em junho e dos 54,9% observados em maio”, registrou a pesquisa.

A percepção em relação ao futuro do setor e da empresa também apresentaram forte expansão, a primeira de 11,3% e a segunda de 7,6%. A pesquisa foi realizada com cerca de 6 mil empresas localizadas nas principais capitais do País.

Fonte: Portal Brasil, com informações da CNC