Coordenador destaca participação da APL em Congresso de Academias
O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, coordenador geral do Congresso Nacional das Academias Estaduais de Letras, realizado em Campo Grande, elogiou a participação da Academia Piauiense de Letras no evento.
As duas mesas-redondas do Congresso, abertas ao público, oportunizaram a discussão a respeito de novas tecnologias, inteligência artificial e Chat GPT, e também a visão da literatura como suporte das manifestações culturais em cada Estado.
Além de participar ativamente dos debates, o presidente da APL, Zózimo Tavares, defendeu o incentivo à leitura como prioridade para a ação das Academias Estaduais de Letras.
“O confrade Zózimo Tavares é mais um dos brilhantes acadêmicos que os estados do Brasil nos enviaram para formatar um momento novo de convivência entre as academias, melhor articuladas e efetivamente unidas”, afirmou Henrique de Medeiros.
Evento histórico
Todos os participantes do Congresso das Academias Estaduais de Letras, que aconteceu em Campo Grande (MS) nos dias 19 e 20 deste mês, realçaram a dimensão do acontecimento e a importância de criar meios para melhorar o intercâmbio acadêmico e promover uma aproximação cada vez maior com a sociedade.
O evento foi saudado com entusiasmo pelos acadêmicos de todo o País. O presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Zózimo Tavares, não hesita em afirmar que o impacto foi dos mais positivos e com alcance geral:
“Ouvi na abertura do congresso a palavra do confrade Henrique de Medeiros, dizendo que a Academia Sul-Mato-Grossense considerava este um momento histórico. Sim, um momento histórico para todas as academias estaduais e para a própria Academia Brasileira de Letras”, afirmou Zózimo Tavares.
“Foi um encontro de congraçamento, mas em que também se refletiu sobre nossa cultura, nosso fazer cultural e sobre os desafios que daqui para a frente precisaremos enfrentar”, completou o presidente da APL.
O Congresso Nacional das Academias Estaduais de Letras, com a presença da Academia Brasileira de Letras (ABL), foi realizado com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: https://www.academiapiauiensedeletras.org.br/coordenador-destaca-participacao-da-apl-em-congresso-de-academias/