Literatura

Cruz e Sousa encerra o ciclo "Cadeira 41"

Cruz e Sousa encerra o ciclo "Cadeira 41"

O poeta negro Cruz e Sousa, um dos principais nomes do simbolismo brasileiro, encerra o ciclo “Cadeira 41” na próxima terça-feira, dia 29, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. Catarinense como Cruz e Sousa, o acadêmico Godofredo de Oliveira Neto, autor de uma das biografias mais importantes do poeta, ”Cruz e Sousa, O Poeta Alforriado”, será o palestrante, ao lado de Ana Maria Machado, coordenadora do ciclo.

Godofredo revela no livro traços fortíssimos da personalidade e do sofrimento de Cruz e Sousa. A luta por um espaço profissional, sempre fadada ao fracasso. A tristeza pela morte da mãe. A aflição com a doença psíquica de sua esposa, também negra. No vasto cenário preconceituoso do século XIX, o autor, que desde sua infância catarinense ouvia ecos do poeta do desterro, desenha de forma vigorosa momentos decisivos da vida de Cruz e Sousa e as fragilidades humanas que por vezes também o impediram de caminhar. Godofredo liberta o poeta para sempre da acusação de ter-se omitido das questões negras da época. Ao final, sentimos com toda força a liberdade do poeta alforriado; que foi considerado um dos três poetas simbolistas mais importantes do mundo, sendo chamado de Dante Negro – também conhecido como Cisne Negro.

Em Florianópolis, Cruz e Sousa é nome de palácio, museu, ruas, clubes de futebol, associações negras e galerias de arte. Seu corpe está no Palácio Cruz e Souza, onde existe um memorial dedicado a ele.

Cruz e Sousa publicou seus dois primeiros livros Missal" e "Broquéis" em 1893. Algumas das características da sua obra são a ocorrência de sinestesia, misticismo, rigor formal, pessimismo e maiúscula alegorizante. Em sua obra, é possível notar também a angústia, a presença da cor branca (como símbolo de pureza), além da temática da pobreza, do preconceito racial e da morte.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/godofredo-neto-fala-sobre-cruz-e-sousa .Todas as palestras do ciclo contam com tradução em libras.

Fonte: https://www.academia.org.br/noticias/cruz-e-sousa-encerra-o-ciclo-cadeira-41