Economia

Declarações do IR poderão ser enviadas por tablet e smartphone

 

A Receita Federal aprovou o aplicativo que permite o envio do documento por meio de dispositivos móveis conectados à internet

 Para ficar em dia com o Fisco, o contribuinte poderá, a partir desta segunda-feira (1º), utilizar tablets e smartphones para enviar a Declaração de Imposto de Renda.

O aplicativo, m-IRPF, será disponibilizado pela secretaria da Receita Federal para os dispositivos que utilizem os sistemas operacionais IOS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil.

A alternativa, no entanto, não pode ser usada por contribuintes que tenham auferido rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física do país ou do exterior, com exigibilidade suspensa, que tiveram ganho de capital com ações, sujeito a tributação exclusiva, entre outros; além de pessoas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis.

Mesmo com as restrições, a expectativa do Fisco é de que 5 milhões de usuários estejam aptos a utilizar o novo método este ano. Para a Receita Federal, o m-IRPF é um projeto tecnológico pioneiro por aliar conceitos de mobilidade com armazenamento em nuvem (armazenamento remoto pela internet).

O novo serviço integra a segunda versão do aplicativo “Pessoa Física”, que inclui outras atualizações e novas funcionalidades para facilitar a vida dos contribuintes que utilizam aparelhos móveis.

 

Aplicativo "Pessoa Física"

O aplicativo permite consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e a situação cadastral de uma inscrição Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Há também informações importantes sobre o processo de restituição do IRPF e a possibilidade de avaliar a aplicação.

Fonte: Portal Brasil