Direito

Defensoria realiza nova edição do Projeto “Meu Nome, Meu orgulho”

Defensoria realiza nova edição do Projeto “Meu Nome, Meu orgulho”

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai realizar, na próxima segunda-feira (16), mais uma edição do Projeto “Meu Nome, Meu Orgulho”, que proporciona orientações e atendimentos voltados para o público não-binárie, travestis e transexuais. O atendimento será realizado a partir das 9h, no edifício-sede da defensoria em Teresina, na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, zona Leste da capital.

Iniciativa da defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento da DPE-PI, o Projeto se constituiu em um importante passo para o respeito e reconhecimento da identidade de inúmeras pessoas a partir da alteração do prenome, sem que seja necessária a cirurgia para mudança de sexo. Este projeto foi, inclusive,escolhido, no ano de 2019, como uma das dez iniciativas selecionadas pelo Prêmio Boas Práticas de Gestão, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência, que tem por objetivo incentivar boas ações dentro da administração pública do Piauí. A realização conta com o apoio do Centro de Referência LGBTQIA+ da Superintendência de Direitos Humanos da Sasc.

“Dentro da iniciativa será possível fazer a abertura de ação para garantir a retificação do registro civil para pessoas que buscam ajustar em seus documentos oficiais o seu gênero, incluindo a troca do prenome. Acreditamos que será uma manhã bem produtiva e aguardamos o comparecimento das pessoas que necessitam desses serviços da Defensoria”, afirma a defensora Patrícia Monte.

Repórter: Ângela Ferry