Gestão

DER vai construir prolongamento da Barão de Castelo Branco

O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem, em parceria com a Prefeitura de Teresina, representada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano/Sul, irá realizar o prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, no bairro Redenção, na zona Sul da capital. Está sendo concluída a atualização do projeto, com prazos e custos de execução da construção de ligação viária entre as avenidas Gil Martins e Getúlio Vargas/BR 343. 

A obra previa investimento inicial de R$ 2.560.514,24, em valores de novembro de 2011, que estão sendo atualizados. O prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco vai passar entre o Estádio Albertão e o prédio do Detran-PI, usado para a realização de exames de baliza e percurso pelos candidatos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A ligação segue pelas ruas Palmares e 15 de Novembro até a rotatória na Avenida Getúlio Vargas, que dá acesso ao Conjunto Morada Nova.

A via terá uma extensão de 793,39 metros e pavimentação com largura total de 23 metros, incluindo duas pistas de rolamento, com largura de 9 metros e passeio central em paralelepípedo com 2 metros de largura, além de passeios laterais com largura de 1,5 metros. O projeto inclui ainda dispositivos de drenagem, onde constam de meio-fios de concreto, sarjetas e 350 metros de tubulação com diâmetro de 1,20 metros, sob o canteiro central.

Para a execução da obra, será necessária a retirada de 32 imóveis, dispostos ao longo da faixa da via, e a utilização de parte do estacionamento de um posto de gasolina, localizado na Avenida Getúlio Vargas, como também o deslocamento, com redução de área, de um campo de futebol localizado ao lado do Albertão.

Durante a visita às obras do Rodoanel, na sexta-feira passada, o prefeito de Teresina Firmino Filho, conversou com o diretor-geral do DER-PI, Severo Eulálio, sobre a licitação da a obra, já autorizada pelo governador Wilson Martins. O DER-PI tem reunião agendada para esta semana com a Secretaria do Planejamento para finalizar a minuta do projeto e iniciar o processo licitatório. 

A construção da nova ponte sobre o rio Poti, na Avenida Higino Cunha, ao lado da Ponte Wall Ferraz, orçada em R$ 24,5 milhões, deverá ser licitada até o início de junho.

Fonte: Governo do Estado do Piauí