Gestão

Dilma: jovens têm poder de multiplicar o combate

Dilma: jovens têm poder de multiplicar o combate

 A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a visita ao Colégio Alfredo Vianna, em Juazeiro, na Bahia, nesta sexta-feira (19), para falar com um grupo de alunos sobre o papel importante que as crianças e adolescentes têm no combate ao mosquito Aedes aegypti. Dilma pediu o engajamento dos estudantes na disseminação de informações que ajudem suas famílias e comunidades a enfrentarem o transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya.

Em palestra, Dilma explicou as formas como o mosquito se reproduz e as ações que o governo brasileiro vem desenvolvendo para combater a proliferação do agente. Ela respondeu a perguntas de alunos e frisou que todos precisam ter consciência para não deixar o mosquito transmissor se reproduzir. Dilma ressaltou que está em curso uma grande mobilização nacional para combater o Aedes.

“O jeito mais eficaz que nós temos hoje, agora, amanhã, depois de amanhã para combater o mosquito está nas nossas mãos, na mão da população. Em nenhuma cidade em que o mosquito foi combatido com eficiência foi conseguido isso sem a participação de vocês, a participação da população”, frisou.

Ela também comentou que, além das campanhas para combater os focos de reprodução do mosquito, o governo tem investido em pesquisa para desenvolvimento de ações específicas contra o zika vírus. A presidenta citou as iniciativas de institutos brasileiros de pesquisa para desenvolver uma vacina contra a zika e a criação de mosquitos estéreis capazes de impedir que o Aedes se prolifere.

“Não basta só nós fazermos, procurarmos a vacina, estimularmos esses laboratórios que produzem o mosquito estéril ou transgênico. Nós precisamos da participação da população, de cada um de vocês, dos pais, das mães, dos amigos e dos parentes”, ressaltou.

Respondendo à pergunta de uma das alunas, a presidenta disse que o governo está tomando medidas para garantir também a saúde dos turistas que vierem ao Rio de Janeiro por conta dos Jogos Olímpicos Rio 2016 “Nós tomaremos com as pessoas que vêm de fora a mesma precaução, mas, sobretudo, nos lugares que vão receber visitantes, nós estamos dando uma atenção especial, principalmente, à cidade do Rio de Janeiro, mas não só lá”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto